Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
3ª MOSTRA NACIONAL DA PRODUÇÃO DAS MARGARIDAS    16 A 18 DE AGOSTO DE 2024 - BRASÍLIA/DF    SAIBA MAIS


Notícias

Vídeos

Artigos

Áudios

Páginas

Documentos
Introdução à Década da Agricultura Familiar 2019-2028
WhatsApp

Em 20 de dezembro de 2017, a Assembleia Geral das Nações Unidas, em sua 72ª sessão, proclamou a Década para a Agricultura Familiar 2019-2028, como marco para promover melhores políticas públicas para a agricultura familiar e oportunidade para contribuir com o fim da fome e da pobreza rural, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030. 

A proclamação da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar (DNUAF) nasceu das conquistas do Ano Internacional da Agricultura Familiar – AIAF 2014, que gerou reconhecimento social e político da agricultura familiar, produziu mudanças nas ações de organismos internacionais, incluiu a agricultura familiar na Agenda 2030, criou Comités Nacionais de Agricultura Familiar em 52 países, e produziu avanços nas políticas públicas de diversos países. 

A CONTAG esteve envolvida nesse processo desde o princípio,  participando como membro efetivo de diversos espaços internacionais de diálogo e formulação política, como o Comitê Mundial de Segurança Alimentar das Nações Unidas (CSA/ONU) e o Fórum Rural Mundial, responsáveis pela construção de marcos globais para a agricultura familiar e pela execução do AIAF 2014. Em novembro de 2014, a CONTAG sediou a reunião do Comité Consultivo Mundial do AIAF 2014, que avaliou os resultados do AIAF e propôs a continuidade dessas ações rumo à Década da Agricultura Familiar (2019-2028), aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de dezembro de 2017. Para a coordenação das ações da Década foi criado o Comitê Mundial de Planificação, em Roma, no qual a CONTAG participa regularmente (Resolução 72/239 em anexo).  

Em 29 de maio de 2019 foi lançada oficialmente a Década da AF e o seu Plano de Ação Global, em Roma. O Plano de Ação Global da Década está alinhado às Metas dos ODS, e possui 7 pilares/eixos centrais: 1. Criação de ambiente político favorável para fortalecer a agricultura familiar; 2. Apoiar a Juventude a garantir a Sucessão Rural da AF; 3. Promover a equidade de gênero e o papel de liderança das mulheres da AF; 4. Fortalecer as organizações da AF; 5. Melhorar a inclusão socioeconômica e o bem-estar da AF; 6. Promover a sustentabilidade da AF para lograr sistemas alimentares resilientes às mudanças climáticas; e 7. Fortalecer a multidimensionalidade da AF para lograr inovações sociais que contribuam ao desenvolvimento territorial, salvaguarda da biodiversidade, meio ambiente e cultura (Síntese do Plano de Ação em anexo).

A Década da AF representa uma grande oportunidade. Nesse marco, o nosso desafio é dar visibilidade, criar estratégias de articulação com atores-chave, criar institucionalidade (comissões, comitês, grupos de trabalho, etc.) e incidir nesses espaços de maneira qualificada apresentando propostas de políticas públicas e planos de ações para sua implementação em nível nacional e regional, de acordo com o Plano de Ação Global da AF. O objetivo principal da Década é dar visibilidade e reconhecimento do papel dos/as agricultores/as familiares e instituir políticas públicas que fortaleçam a agricultura familiar, produzir mais alimentos para a soberania alimentar e nutricional e promover o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais.  



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico