Nesta quinta-feira (19), a CONTAG tomou posse como conselheira titular no Conselho Nacional de Saúde (CNS) para o triênio 2024/2027, representando os usuários e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) do campo, das florestas e das águas.
A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, avalia que “A CONTAG ser reconduzida a cadeira de conselheira titular é um marco para agricultura familiar. Permanecer neste espaço na titularidade significa lutar por melhores condições de vida, saúde pública, um SUS equânime e que seja para toda diversidade do nosso país, principalmente, para os povos do campo, da floresta e das águas.”
Também foram eleitos o presidente e sete membros da Mesa Diretora do órgão, que é responsável pela condução das reuniões, além de articulações políticas e institucionais
Ao todo, o CNS é composto por 144 conselheiros e conselheiras, entre titulares e suplentes. A distribuição das vagas é paritária, sendo: 50% de usuários do SUS, 25% de trabalhadores do SUS e 25% de prestadores de serviço em saúde e gestores do SUS.
A posse dos conselheiros e conselheiras nacionais de Saúde eleitos foi realizado durante a 78ª Reunião Extraordinária do CNS e fez parte da programação dos encontros durante os dias 18 e 19 de dezembro.
Viva o SUS! Viva as agricultoras e agricultores familiares!
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG