Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 


Notícias

Vídeos

Artigos

Áudios

Páginas

Documentos
PLANO SUSTENTAR
WhatsApp

A CONTAG, apresenta o PLANO SUSTENTAR com definições e estratégias políticas para consolidar a sustentabilidade político – financeira.

O Plano Sustentar está estruturado em três eixos articulados entre si: a Gestão Administrativa e Financeira, Formação e Comunicação.

É importante destacar o papel da cada eixo e como estes se articulam. As ações estratégicas para a Gestão Administrativa e Financeira contribuirá para uma gestão democrática, transparente e participativa fortalecendo as estratégias de arrecadação, a Formação e seus Processos Formativos possibilitarão qualificar a ação político – sindical, potencializando a construção de alternativas de enfrentamento e transformação social e a Comunicação promoverá o diálogo e potencializará a mobilização entre a base e as entidades. A articulação destes três eixos reforça e potencializa as ações estratégicas definidas para cada um deles, permitindo, assim, a implementação e desenvolvimento do Plano Sustentar.


EIXOS DO PLANO SUSTENTAR:

Gestão Administrativa e Financeira

Ao longo dessa trajetória aconteceram diversas discussões sobre gestão política, sindical, financeira e administrativa. O 2º Congresso Nacional Extraordinário de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - CNETTR (out/99), foi um marco nas deliberações sobre gestão e finanças do MSTTR, ao passo que o 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - CNTTR (mar/13) foi afirmativo nas deliberações sobre a necessidade de se estabelecer diretrizes e estratégias para nortear as ações e práticas sindicais e consolidar a política de sustentabilidade político – financeira.

Para consolidar e fortalecer a sustentabilidade político – financeira há ações e ferramentas que contribuirão para a definição de prioridades para a ação sindical articulada à distribuição de recursos. Dentre elas, destacamos o planejamento estratégico e financeiro, a gestão administrativa eficiente, a participação da base nas decisões e o orçamento sindical participativo como estratégia política. Todos são peças importantes para a sustentabilidade financeira e para uma gestão eficiente que garanta democracia e transparência e fortaleça a arrecadação.

É importante destacar que já obtivemos diversos avanços e conquistas com ações realizadas anteriormente, entretanto ainda se mantém entraves e obstáculos que precisam ser superados, a exemplo, da dependência das contribuições compulsórias, por parte das entidades sindicais, que por sua vez, ficam vulneráveis frente às alterações na legislação e à jurisprudência que regulamentam as referidas contribuições. É, portanto, fundamental que a consolidação da sustentabilidade financeira seja pautada na contribuição da categoria, especialmente na contribuição social (mensalidade social/ mensalidade de balcão), abrindo- se espaço, inclusive, para outras formas de arrecadação.

É essencial manter a articulação entre a ação sindical e a sindicalização como uma estratégia política e democrática, formativa e informativa, onde o sindicato seja identificado enquanto representante político da categoria trabalhadora rural e como o principal canal de participação na construção de lutas, de mobilizações e de políticas públicas.

Este conjunto de questões contribuirá para estabelecer as bases da política de sustentabilidade político – financeira e possibilitará que os instrumentos utilizados fortaleçam a gestão das entidades sindicais através do Plano Sustentar.

Formação e seus Processos Formativos

A formação político – sindical no MSTTR é fundamental na luta e na organização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais com papel central de contribuir em busca da compreensão de sua realidade, despertando a visão crítica e contribuindo na formulação de argumentos para o enfrentamento nas disputas por projetos de sociedade e por políticas públicas e sociais.

É através da formação que se pode experimentar e vivenciar novas práticas educativas e democráticas para uma nova sociabilidade. Neste sentido, destaca-se a importância dos princípios orientadores da Política Nacional de Formação (PNF) e do Projeto Político Pedagógico (PPP) fortalecendo a identidade política e pedagógica do MSTTR.

A Escola Nacional de Formação da CONTAG – ENFOC, a Rede de Educadores e Educadoras Populares da ENFOC, as Equipes Pedagógicas e o Itinerário Formativo da ENFOC são imprescindíveis para a formação político – sindical e suas estratégias de multiplicação criativa potencializando os espaços pedagógicos e de autoformação. Espaços estes importantes para a troca de experiências, exercícios de práticas pedagógicas e fortalecimento das ações formativas.

Neste contexto, é fundamental ampliar e compreender que a formação e seus processos formativos serão fundamentais para articular e fortalecer as ações estratégicas do Plano Sustentar.

Comunicação

O 11º CNTTR aprovou algumas diretrizes relacionadas à ação e prática sindical e entre elas as que tratam de democratizar e instrumentalizar os meios de comunicação e de informação já existentes no MSTTR, reconhecendo e se apropriando estrategicamente de mecanismos como as redes sociais, telefonia, vídeo e teleconferências, impressos, rádios, rádios comunitárias, televisões e outros meios que promovam o diálogo e potencializem a mobilização entre as pessoas e as entidades.

Foi aprovada no 11º CNTTR a criação de um Plano de Comunicação e Mídia que tenha as bases da comunicação para o MSTTR, que fortaleça a comunicação popular valorizando e divulgando o PADRSS e os modos de vida e produção dos povos do campo, das florestas e das águas dando visibilidade às lutas e conquistas do MSTTR.

Dessa forma, a comunicação é um importante instrumento de luta dos trabalhadores (as) rurais. A democratização da informação é essencial para a divulgação das ações e conquistas do MSTTR. Portanto, peça chave para a implantação e divulgação do Plano Sustentar, potencializando seu alcance.



WhatsApp