Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 


Notícias

Vídeos

Artigos

Áudios

Páginas

Documentos
PREVIDÊNCIA SOCIAL RURAL
WhatsApp

A Previdência Social Rural é uma das políticas sociais que se destaca no cenário brasileiro pelo nível de proteção social que assegura aos trabalhadores e trabalhadoras rurais. É uma política também fundamental no processo de distribuição de renda e na melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias que vivem no campo, além de potencializar o desenvolvimento socioeconômico da maioria dos municípios brasileiros.


Apesar dos impactos positivos que a Previdência Rural representa, milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais ainda encontram enormes dificuldades para terem seus direitos previdenciários reconhecidos devido a informalidade nas relações de trabalho e as exigências de documentos feitas pelo INSS para se comprovar a condição de trabalhador(a) rural. Outra dificuldade são as críticas de setores mais conservadores da sociedade que defendem a restrição de direitos previdenciários aos rurais no intento de que haja mais recursos públicos para o Estado investir em políticas específicas de seus interesses.

Essas questões ocupam a agenda do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e as pautas de negociações com o governo, de modo que a CONTAG, FETAGs e Sindicatos estão atentos e lutam permanentemente para obter constantes melhorias do sistema previdenciário em favor dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. A Previdência Social precisa continuar sendo uma política pública eficiente e eficaz na garantia de proteção social a todos os trabalhadores(as) brasileiros e no combate às desigualdades sociais que historicamente marcaram o campo brasileiro.



WhatsApp