Aconteceu no dia 12 de novembro de 2024 o processo eleitoral do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para o triênio 2024/2027. No ato, a CONTAG foi reeleita como conselheira titular representante dos usuários do campo, das florestas e das águas.
Através de uma ampla articulação e mobilização da CONTAG, a nova composição do subsegmento de trabalhadores e trabalhadoras rurais ficou com uma representação de entidades que fazem parte do grupo da terra.
Titularidade: CONTAG
1ª Suplência: CONTRAF
2ª Suplência CONTAR
O CNS é a Instância máxima de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS). É composto por 48 conselheiros titulares, além dos respectivos primeiros e segundos suplentes. Os conselheiros representam os seguimentos de usuários (SUS), trabalhadores, gestores do SUS e prestadores de serviços em saúde.
Além do Ministério da Saúde, fazem parte do CNS movimentos sociais, instituições governamentais e não-governamentais, entidades de profissionais de saúde, comunidade científica, entidades de prestadores de serviço e entidades empresariais da área da saúde.
“Este é um marco para agricultura familiar, permanecer neste espaço na titularidade significa lutar por melhores condições de vida para os povos do campo, da floresta e das águas, defender a vida e da saúde pública e lutar por um SUS equânime e que seja para toda diversidade do nosso país", avalia a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.
Viva o SUS!
Viva as agricultoras e agricultores familiares!
Por Junior Pontes / Assessoria de Políticas Sociais da CONTAG