Hoje, 01 de outubro, é comemorado o Dia Internacional das Pessoas Idosas. Nesta celebração, a CONTAG reforça o compromisso com a luta pela garantia de diretos, valorização da sabedoria e a ancestralidade daqueles e daquelas que carregam a história em suas mãos.
As pessoas idosas são verdadeiras guardiãs do conhecimento, repletas de saberes sobre sementes, ervas medicinais, ritmo das estações e a força da terra. Elas são a base da agricultura familiar, que alimenta nossas mesas com alimentos saudáveis, cultivados com saberes e sabores.
A participação das pessoas idosas no Sistema Confederativo (STTRs/FETAGs/CONTAG) sempre foi e continua sendo significativa, que participam ativamente das ações e na condução dos trabalhos. Os trabalhadores e as trabalhadoras rurais da terceira idade têm dado importantes contribuições na trajetória de lutas e conquistas do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
“Ao longo de mais de 60 anos de trajetória de lutas e conquistas do movimento sindical, acumulamos muitos direitos exclusivos para as pessoas idosas garantidos por lei, como atendimento preferencial, gratuidade no transporte público e na aquisição de alguns medicamentos, vagas de estacionamento exclusivas, desconto em atividades culturais e de lazer, pensão alimentícia, entre outros. Esses direitos são resultado de muita luta, muita negociação e um reconhecimento por toda contribuição que demos por muitos anos. E, nessa data, reforçamos a cobrança pela efetividade desses direitos das pessoas idosas e a garantia do envelhecimento ativo e saudável no campo, na floresta e das águas”, destacou o secretário de Terceira Idade da CONTAG, Antônio Oliveira.
Para fortalecer ainda mais essa luta, nos dias 5 a 7 de novembro, será realizada a 4ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa. Um espaço fundamental para reunir, discutir e propor soluções para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que continuam a contribuir com a nossa sociedade. Esse encontro será uma oportunidade para valorizar suas histórias, garantir direitos e avançar em conquistas.
O dirigente destaca, ainda, que “as pessoas idosas merecem respeito, atenção, carinho e dignidade. Que possamos, juntos e juntas, honrar o legado dessas pessoas e construir um amanhã onde a sabedoria dos nossos ancestrais continue a florescer.”
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG