Nesta segunda e terça-feira, dia 29 e 30 de abril, a CONTAG participou da reunião do Grupo de Trabalho da Agricultura do Grupo dos Vinte (G20), em Brasília. Três assuntos foram tema do encontro: a Aliança Global de Combate à Fome e a Pobreza, políticas para reverter a crise climática e promover a recuperação do meio ambiente e a reforma na governança das instituições multilaterais.
“Essas 800 milhões de pessoas que estão em situação de insegurança alimentar no mundo demonstram a importância de implementar nossas ações. Porque, somente assim, poderemos realmente combater a fome, a pobreza e as desigualdades, dando soluções concretas aos desafios que temos nos territórios rurais”, compartilha o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch.
A reunião contou com a participação de 30 países, 21 membros do G20 e países convidados, além de organizações internacionais.
“Durante a reunião tiveram painéis com organizações de diferentes países e participações do Brasil. E a oportunidade de contribuir no painel, como a única organização da sociedade civil da Agricultura Familiar em nome do Fórum Rural Mundial, da COPROFAM e da CONTAG, reafirma o compromisso de colaborar com este Grupo de Trabalho”, destaca Alberto Broch.
O G20
O Grupo dos Vinte (G20) é o principal fórum de cooperação econômica internacional, desempenhando um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais. Contando com presidências rotativas anuais, o Brasil está na presidência até o dia 30 de novembro de 2024.
Inicialmente, o G20 concentrava-se principalmente em questões macroeconômicas gerais, mas expandiu sua agenda para incluir temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.
O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG