A Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM), entidade a qual a CONTAG é filiada, aprovaram a minuta do Acordo Geral de Cooperação Técnica com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O acordo terá duração de três anos, com o objetivo de aumentar as contribuições do setor agropecuário ao crescimento econômico e ao desenvolvimento sustentável; contribuir com o bem-estar da população rural; melhorar o comércio internacional dos países da região; e aumentar a resistência dos territórios rurais e dos sistemas agroalimentares a eventos extremos, como calamidades e mudanças climáticas, por exemplo.
O IICA é um Organismo Internacional Especializado em Agricultura do Sistema Interamericano. Possui uma trajetória institucional de 75 anos, cuja missão é estimular, promover e apoiar os esforços dos Estados Membros para alcançar o seu desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural por meio da cooperação técnica internacional de qualidade.
Já a COPROFAM é formada por nove organizações de caráter nacional de sete países do Mercosul Ampliado, que reúnem mais de 4 milhões de agricultores(as) familiares associados em organizações de primeiro, segundo e terceiro graus.
O secretário-geral da COPROFAM, Alberto Broch, que também é o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, reuniu-se para discutir os detalhes do acordo com o diretor-geral do IICA, Manuel Otero Justo, durante viagem a Bogotá, na Colômbia, para participar do 12º Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial. A reunião também contou com a participação de outros diretores do IICA.
A celebração oficial para assinatura do Acordo Geral de Cooperação Técnica entre a COPROFAM e o IICA será no dia 18 de dezembro de 2018, em Montevidéu, no Uruguai, durante Seminário organizado pela COPROFAM para apresentar os sete estudos sobre o estágio da agricultura familiar nos sete países que a entidade possui organizações filiadas. “Esse acordo de cooperação é um passo importante. Cada país, cada organização filiada à COPROFAM poderá apresentar projetos ao IICA dentro da sua realidade e necessidade de trabalho a partir da assinatura do termo. Portanto, esse é mais um avanço da COPROFAM no sentido de fortalecer as organizações e as políticas de desenvolvimento da agricultura familiar em cada país e fazer com que organizações multilaterais, como o IICA, por exemplo, possam colaborar com a agricultura familiar em parceria com as nossas organizações”, destacou Alberto Broch. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi