A Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e representantes das Federações e Sindicatos filiados entregarão a ministros e demais representantes do governo federal a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil 2025. A entrega será feita nesta quinta-feira (24), a partir das 18 horas, durante a cerimônia de posse da Diretoria, Conselho Fiscal e Suplências da CONTAG para a Gestão 2025-2029.
A pauta reúne propostas que objetivam a construção de políticas públicas estruturantes e a resolução de questões emergenciais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, trabalho e no fortalecimento da agricultura familiar. Além disso, busca responder aos desafios postos para a agricultura familiar, e representa mais um passo na trajetória da implementação do desenvolvimento rural sustentável e solidário. O documento traz propostas organizadas em eixos, como inclusão produtiva e práticas sustentáveis de baixo carbono na agricultura familiar; transição agroecológica; política nacional de reforma agrária; crédito fundiário; desenvolvimento rural; infraestrutura e inclusão digital; relações internacionais; direitos humanos; políticas sociais e sujeitos do campo.
Segundo a atual secretária de Política Agrícola da CONTAG e que tomará posse presidenta nesta quinta-feira (24) para a Gestão 2025-2029, Vânia Marques Pinto, esta pauta busca responder aos desafios nacionais a partir do fortalecimento da agricultura familiar e promoção da justiça climática, como elementos centrais nas estratégias nacionais de enfrentamento às desigualdades sociais, ampliação da oferta de alimentos saudáveis, dinamização da economia e enfrentamento à mudança do clima. “A expectativa é que o presidente Lula e sua equipe recebam com atenção a nossa pauta. Elencamos, no documento, os principais desafios que os povos do campo, da floresta e das águas enfrentam atualmente. Além disso, estamos propondo volume de recursos para políticas estratégicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e da reforma agrária. O governo federal precisa investir mais no campo brasileiro”, destacou a dirigente da CONTAG.
O QUE É O GRITO DA TERRA BRASIL?
É uma ação política da CONTAG de proposição, pressão, negociação e conquista de políticas públicas. O 1º Grito da Terra Brasil foi realizado em 1994, em parceria com alguns movimentos sociais. Desde então, anualmente, a Confederação entrega pauta de reivindicações e são várias as conquistas alcançadas para os povos do campo, da floresta e das águas e que também impactam positivamente toda a sociedade brasileira.
ALGUMAS CONQUISTAS DO GRITO DA TERRA BRASIL:
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); reforma agrária; crédito fundiário; Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); Habitação Rural; e Educação do Campo.
Por Verônica Tozzi – Assessoria de Comunicação da CONTAG