Conversas, compartilhamentos, colaboração e discussões. Durante os dias 06 e 07 de maio, em Brasília, o protagonismo dos homens e mulheres do campo, da floresta e das águas ficou evidente na Oficina Preparatória para a construção e realização da 4ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoas Idosas.
“Foi muito importante essa oficina porque está dando início a esse processo de construção da Plenária Nacional da Terceira Idade. Estamos construindo com pessoas idosas, juventude de todos os estados e com a formação para reforçar o compromisso, enquanto agricultura familiar, com o fortalecimento das políticas para o envelhecimento ativo e saudável no meio rural e a ampliação dos direitos para as pessoas idosas”, compartilha o secretário de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade, Antônio Oliveira.
Foram dois dias de debates, propostas, saberes e reflexões colaborativas para contribuir com a construção da atividade que terá o mote DA RAIZ AO SABER PARA FLORESCER BEM VIVER. Cada conexão foi feita com o objetivo de refletir sobre as questões pertinentes às pessoas da terceira idade.
“Precisamos ser vistos, nos sentir úteis e essa ação vai fazer com que as coisas de fato aconteçam.” A agricultora familiar Ivonete, do município de Monte Alegre (RN), esteve durante toda a oficina e colaborou com a construção coletiva.
“Eu achei muito interessante essa integração entre a terceira idade, a juventude e queria destacar a importância dessa troca de saberes. A gente precisa conciliar os nossos saberes com a tecnologia e o avanço que está tendo no mundo. A minha expectativa é que esse preparatório tenha uma contribuição muito grande para a nossa terceira idade.”
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG