Durante os dias 15 de julho e 07 a 09 de agosto, a Secretaria de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, em parceria com as Secretarias de Juventude das Federações, realizou um amplo processo de escuta, debate e reflexão com jovens de todas as regiões brasileiras com o tema Sucessão Rural e Sindical: Fortalecer a luta para colher conquistas.
"As nossas Plenárias Regionais foram pensadas no intuito de conseguir ouvir uma quantidade maior de jovens, de diferentes regiões, com as suas especificidades e anseios. A partir dessa escuta nós pudemos colher propostas que servirão de base para a nossa Plenária Nacional e Congresso da CONTAG”, explica a secretária de Jovens Trabalhadores (as) Rurais, Mônica Bufon.
As Plenárias Regionais foram realizadas de forma virtual, sendo uma para cada região do Brasil: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Os momentos fazem parte do processo de construção da 5ª Plenária Nacional da Juventude Rural e do 14º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CNTTR).
"O nosso próximo passo é compilar essas mais de 50 propostas que recebemos para que elas sejam incluídas no documento base da Plenária Nacional e do Congresso da CONTAG. Também vamos mobilizar para que essa juventude se insira também nas Plenárias Estaduais, que acontecerão em preparação ao CNTTR, e que façam a defesa dessas propostas. Nós temos o objetivo de que a juventude tenha uma incidência grande neste 14º Congresso da CONTAG", continua Mônica Bufon.
As discussões realizadas durante as plenárias regionais envolveram os temas: democracia e participação popular; trabalho, produção e renda; agricultura sustentável e resiliência às mudanças climáticas; saúde e educação do campo; e esporte, cultura e lazer.
"Nós precisamos de mais jovens nos sindicatos para que a gente faça um debate mais profundo, que o trabalho seja realizado com esse olhar dedicado à sucessão rural e na defesa de pautas da juventude que de fato está no campo. Nós queremos vir para o Congresso da CONTAG com propostas concretas com esse olhar mais profundo.”, finaliza a secretária.
Juventude forte, MSTTR forte, para mais conquistas que promovam bem viver para todos os povos do campo, da floresta e das águas!
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG