Nesta semana, dos dias 18 a 20 de março, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), em parceria com a FETAEG e apoio do Senar, realizou mais uma atividade da 3ª etapa das Oficinas de Base: Planejando Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com ação em Anápolis, no estado do Goiás.
Participaram cerca de 94 pessoas, representando os 20 Sindicatos dos Polos Regionais São Patrício, Centro, Norte, Rio Crixás e Vale do Araguaia, a FETAEG e a CONTAG. A Confederação esteve representada pelo secretário de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos, e o assessor Ivo Lourenço.
O debate da oficina girou em torno do fortalecimento do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federação e CONTAG), garantindo que a atuação seja ampliada e que permaneçam acessíveis a todos agricultores e agricultoras familiares.
Entre os principais compromissos assumidos, são destaques a manutenção e ampla divulgação da Campanha Nacional de Sindicalização - Sindicato de Portas Abertas para assim atrair novos filiados e filiadas; atualizar e acrescentar ao sistema as fichas dos sócios e sócias; engajar a participação da juventude rural e estimular a ampla participação de todos e todas.
As Oficinas de Base têm como objetivos construir compromissos comuns que fortaleçam a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs/FETAGs/CONTAG); promover o desenvolvimento sustentável e solidário; fortalecer a ação e prática sindical de base; estimular o protagonismo das lideranças e dirigentes sindicais; analisar resultado do mapeamento sobre as informações inerentes a organização e organicidade sindical para fins de planejamento e ação; potencializar as boas experiências de ação e prática sindical; e definir ações para fortalecer a unidade e o sentimento de pertencimento ao Sistema Confederativo CONTAG.
A realização é um importante momento de aproximação da Confederação com os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares da base. A iniciativa conta com a ida aos polos/regionais sindicais para fazer escuta ativa e debater em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados.
“Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades. É importante também para dialogar sobre o trabalho desenvolvido pela CONTAG, Federações e Sindicatos, unificar as lutas e fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um Movimento Sindical forte e integrado”, avaliou o presidente da Aristides Santos.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG