Durante os dias 01 a 04 de julho, foi realizada a Oficina de Formação sobre Controle Social e Participação Popular nas Políticas Públicas, na sede da CONTAG, em Brasília. O objetivo geral do evento foi refletir sobre o contexto atual, desafios da participação e o controle social das políticas públicas no Brasil.
A secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, compartilhou que “foi uma oficina que teve como objetivo fazer a multiplicação dos conteúdos trabalhados aqui lá na nossa base. Então, saímos da atividade com muita responsabilidade de colocar em prática os aprendizados. O compromisso já foi firmado com as nossas Federações.”
Os principais objetivos foram:
Apresentar e discutir a estrutura atual da participação popular e do controle social das políticas públicas no Brasil;
Discutir as potencialidades e limites da atuação da CONTAG nos espaços de participação social no Brasil;
Apresentar e discutir as políticas públicas para a agricultura familiar e a atuação da CONTAG nos espaços de participação social das mesmas;
Construir e pactuar uma proposta de ação nos espaços de participação social nos territórios de atuação da CONTAG.
A secretária Vânia Marques Pinto avaliou que “a oficina foi muito positiva, na perspectiva de que para a execução das políticas públicas nós precisamos fazer um ótimo controle social e monitoramento. Para nós, resta agora acompanhar os trabalhos que serão realizados pelas Federações e dar continuidade."
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG