Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
6º ENAFOR
6º Encontro Nacional de Formação marca a retomada das grandes ações em formato presencial e promete ser espaço potente de resistência
WhatsApp

22 de Maio de 2022


Arte: Fabris Martins
TEMAS RELACIONADOS:
contag
educação popular
enafor
enfoc
formação
formação política
paulo freire
transformação social

Com o lema “Liberdade para Lutar. EducAção para TransFormar”, a CONTAG, Federações e Sindicatos filiados irão realizar o 6º Encontro Nacional de Formação (6º ENAFOR) na semana de 23 a 27 de maio de 2022, no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB) – Campus Darcy Ribeiro, em Brasília/DF. “O 6º ENAFOR marca a retomada das nossas grandes ações em formato presencial com a participação de cerca de 1.000 pessoas de todos os estados brasileiros. Com todos os cuidados que o momento ainda exige de enfrentamento à Covid-19, vamos realizar o encontro reafirmando a importância do trabalho de base e dos processos de formação política para o movimento sindical”, destaca o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

“É importante destacar que o 6º ENAFOR acontece em um contexto marcado pelo avanço do conservadorismo, pelo desmonte de direitos, pelo aumento da fome e de todas as formas de violências, pelo aumento da criminalização dos movimentos sociais, sindicais e populares, pelo ataque à democracia e ao pensamento crítico, especialmente ao Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire. Contexto esse que se tornou ainda mais tenebroso com o tratamento dado à crise sanitária da Covid-19, pelos golpistas de plantão que ocupam atualmente o Palácio do Planalto e as casas legislativas do Congresso Nacional”, pontua o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto (Guto).

Nesse contexto, o 6º ENAFOR conta com a força dos sujeitos do campo, da floresta e das águas afirmando a importância da defesa da vida, da educação popular emancipadora e transformadora, do trabalho de base e da democracia participativa com soberania popular.

Diante do cenário que vive o País, esta edição do ENAFOR objetiva refletir sobre o contexto político conjuntural, destacando os ataques à democracia; eleições; violência estrutural; educação popular, feminismos, novas masculinidades; sustentabilidade política e organização de base; agricultura familiar, reforma agrária e agroecologia como territórios do bem viver, comunicação popular na Era Digital, visando construir estratégias de resistências às investidas ultraconservadoras e de fortalecer as lutas dos sujeitos do campo, da floresta e das águas e de atuação política, articuladas ao Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e ao projeto popular de sociedade.

“Nós sabemos o quanto a formação é importante nesse cenário em que estamos vivendo e, quando olhamos para as mulheres trabalhadoras do campo, da floresta e das águas, essa importância tem um peso ainda maior. Foram essas mulheres que plantaram a semente da formação no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, e foi a partir desse lugar que nos fortalecemos como sujeitos políticos e nos preparamos para ocupar os espaços dentro e fora do movimento”, avalia a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.

O 6º ENAFOR contará com uma programação potente, com a participação de vários/as convidados/as, educadores/as populares, de experiências de base, com a realização de oficinas, debates, bem como o lançamento do 4º Festival Nacional da Juventude Rural e da Marcha das Margaridas 2023.

SOBRE O ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO (ENAFOR)

O Encontro Nacional de Formação (ENAFOR) vem sendo realizado desde 2005 com caráter formativo, mobilizador, de luta, resistência, de anúncio e denúncias. O seu objetivo é ser um espaço de reflexão e fortalecimento do trabalho de base, dos processos formativos e das estratégias de atuação política, articuladas ao Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), bem como fazer uma reflexão sobre a Política Nacional de Formação (PNF) e o Projeto Político Pedagógico (PPP) do movimento sindical, buscando sua atualização à luz dos contextos e dos desafios da atualidade.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC).



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico