A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue na realização das Oficinas de Base em todo o País. Nesta semana, durante os dias 08 a 10 de abril, foram realizadas em Feira de Santana (BA) e Parnaíba (PI), reunindo representantes do movimento sindical em debates e planejamento, com o apoio e participação do Senar.
“Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades. É importante também para dialogar sobre o trabalho desenvolvido pela CONTAG, Federações e Sindicatos, unificar as lutas e fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um movimento sindical forte e integrado”, avaliou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
FEIRA DE SANTANA
Em Feira de Santana, município do estado da Bahia, participaram cerca de 80 pessoas, dos 40 Sindicatos dos Polo Sindical Feira de Santana, da FETAG-BA e da CONTAG. A Confederação foi representada pela secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, e o assessor Décio Sieb.
A oficina teve dentre seus objetivos construir compromissos comuns que fortaleçam a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs/FETAGs/CONTAG); promover o desenvolvimento sustentável e solidário; fortalecer a prática sindical de base; fortalecer o protagonismo das lideranças e dirigentes sindicais; analisar resultado do mapeamento sobre informações da organização e organicidade sindical para fins de planejamento e ação; potencializar as boas experiências de ação e prática sindical; e definir ações para fortalecer a unidade e o sentimento de pertencimento ao Sistema Confederativo CONTAG.
Entre as proposições e compromissos assumidos pelos participantes estão: fortalecer a sustentabilidade político-financeira do movimento sindical; atuar para ampliar a participação política de agricultores e agricultoras familiares e lideranças sindicais; ampliar a filiação e fortalecer a relação com os associados e associadas; potencializar ações para o acesso às políticas públicas pelos agricultores e agricultoras familiares; ocupação de espaços estratégicos como conselhos, comitês fóruns, programas e Portal de Desconto de Mensalidade Associativa (PDMA).
PARNAÍBA
No município de Parnaíba, no estado do Piauí, participaram cerca de 79 pessoas, entre representantes dos 34 Sindicatos dos Polos Sindicais: Campo Maior, Esperantina e Parnaíba, da FETAG-PI e da CONTAG. A Confederação foi representada pela secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais, e os assessores Gilberto Silva e Ronaldo Ramos.
Os/as participantes assumiram os compromissos de fortalecer a Campanha Nacional de Sindicalização - Sindicato de Portas Abertas; criar delegacias sindicais; manter os STTRS regularizados para emitir documentos e preparar os agricultores e agricultoras familiares para acessar os créditos; realizar ações itinerantes na base e divulgar as ações dos Sindicatos; usar o SisCONTAG; ampliar a adesão dos Sindicatos ao Fundo de Amparo Social; e manter parcerias intermunicipais com clínicas, farmácia e comércio.
Ainda, assumiram a luta pela defesa da democracia e manter a unicidade nas diretorias; reafirmar a reeleição do presidente Lula e incentivar as candidaturas orgânicas de 2026; trabalhar a organização e comercialização da produção, incentivando a mecanização e o acesso às novas tecnologias; incentivar a organização dos agricultores/as em associações/cooperativas; desburocratizar a documentação das organizações já existentes; e incentivar a produção agroecológica.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG, Décio Sieb e Gilberto Silva / Assessoria CONTAG