A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) realizou, nos dias 18 a 20 de fevereiro, a 3ª etapa das Oficinas de Base no município de Tucano (BA).
Esta oficina contou com a participação de mais de 90 lideranças, entre os representantes dos 47 Sindicatos dos Polos Mandacaru e FATRES (SISAL), da FETAG-BA e da CONTAG. A Confederação foi representada pelo coordenador regional Nordeste, Manoel Cândido da Costa, e os assessores Luiz Vicente Facco e Gilberto Silva.
Dentre os principais compromissos assumidos, os participantes definiram adotar ações voltadas à sustentabilidade político-financeira do MSTTR. Como exemplo, foi citada a adesão imediata ao PDMA, a partir de capacitações para o devido acesso, a ampliação da filiação de novos sócios e sócias para os sindicatos dos polos, a busca de sócios inativos, a regularização das mensalidades em atraso, além do fortalecimento dos serviços de emissão de CAF/ITR/CCIR.
Os/as participantes também definiram que os sindicatos deverão buscar a realização do levantamento de demandas para o acesso às políticas do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF); fomentar e fortalecer as associações, cooperativas e grupos produtivos parceiros; bem como, realizar o mapeamento da produção da agricultura familiar para facilitar o acesso aos mercados institucionais e outras formas de comercialização.
Ainda se comprometeram em buscar uma assistência técnica continuada para os agricultores e agriculturas familiares filiadas e lutar pela criação de rádios comunitárias e participação em programas de rádio nas emissoras locais, para prestação de serviços na divulgação das ações do MSTTR.
Finalizaram com a defesa de trabalhar para eleger representantes orgânicos ao movimento sindical e agricultura familiar nos espaços legislativos e executivos, para que possam ajudar a tornar em realidade as reivindicações e a garantia dos direitos da classe trabalhadora rural e agricultura familiar.
Por Gilberto Silva / Assessor da Regional Nordeste