Nesta semana, nos dias 04 a 06 de fevereiro, a CONTAG, em parceria com a FETAG-BA e apoio do Senar, realizou mais uma atividade da 3ª etapa das Oficinas de Base: Planejando Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com ação no município de Seabra/BA.
A oficina envolveu cerca de 72 participantes, entre representantes da CONTAG, Senar, Federação e dos 34 sindicatos dos Polos Parnamirim e Chapada Diamantina. A Confederação esteve representada pelo assessor Arnaldo Brito.
Os principais encaminhamentos estão voltados ao fortalecimento da sustentabilidade político-financeira do movimento sindical, realizando trabalho na base, como mutirões, com a parte de orientações técnicas, com a prestação de serviços, como o CAF, o CAR, o ITR, acesso ao crédito, à habitação, ao programa de aquisição de alimentos a partir do PAA, entre outros. O segundo ponto de prioridade que foi dado foi a questão de já buscar por nomes orgânicos do movimento sindical que possam se colocar à disposição na próxima eleição de 2026, pleiteando espaços estratégicos como a Câmara Legislativa, o Poder Executivo e o Congresso Nacional. Por fim, também destacaram a importância dada à comunicação, tanto no aspecto da formação, como das redes sociais, e trabalho de base, pois a informação precisa chegar com precisão e o mais breve possível. Além disso, a necessidade de um processo de ocupação dos espaços estratégicos, como conselhos, fóruns e comitês.
As Oficinas de Base têm como objetivos construir compromissos comuns que fortaleçam a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs/FETAGs/CONTAG); promover o desenvolvimento sustentável e solidário; fortalecer a ação e prática sindical de base; estimular o protagonismo das lideranças e dirigentes sindicais; analisar resultado do mapeamento sobre as informações inerentes a organização e organicidade sindical para fins de planejamento e ação; potencializar as boas experiências de ação e prática sindical; e definir ações para fortalecer a unidade e o sentimento de pertencimento ao Sistema Confederativo CONTAG.
A realização é um importante momento de aproximação da Confederação com os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares da base. A iniciativa conta com a ida aos polos/regionais sindicais para fazer escuta ativa e debater em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados.
“Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades. É importante também para dialogar sobre o trabalho desenvolvido pela CONTAG, Federações e Sindicatos, unificar as lutas e fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um Movimento Sindical forte e integrado”, avaliou o presidente da Aristides Santos.
Por Verônica Tozzi - Assessoria de Comunicação da CONTAG