Nesta semana, a agricultura familiar foi pautada em diversas agendas realizadas em Santiago, capital do Chile. O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, que também é o presidente da COPROFAM, visitou várias entidades sindicais e cooperativas da agricultura familiar deste país. Esta agenda integra o planejamento de visitas da CONTAG às organizações parceiras na América Latina também filiadas à COPROFAM com o objetivo de fortalecer as articulações da agricultura familiar na região.
A primeira reunião foi com a Diretoria do Movimento Unitário Campesino e Etnia do Chile (Mucech), que articula várias confederações do Chile, em formato híbrido (presencial e virtual). “Discutimos os desafios do Chile, país que está elaborando a nova Constituição, ou seja, estão em pleno debate da Constituinte. Também tiveram a posse de um novo governo, um governo popular, que assume com muita esperança de grandes mudanças, de fortalecimento da agricultura familiar neste país, de desenvolvimento, de participação social e de enfrentamento a problemas como a fome e a pobreza”, destacou Alberto Broch.
Segundo o dirigente da CONTAG, outra agenda importante foi à Compacop, que é uma grande central de cooperativas. “A Compacop é muito parecida com a Unicafes no Brasil. Além de debater o sistema cooperativo e conhecer esse sistema da agricultura familiar do Chile, acertamos a filiação dessa entidade à Coprofam. Selamos um compromisso. Agora, a Coprofam passa a ter 10 entidades filiadas nos 7 países”, comemora Broch.
Ainda no Chile, Alberto Broch participou de uma audiência com o diretor da FAO para a América Latina e o Caribe, Julio Berdegue. “Em nome da Diretoria da CONTAG, agradeci o envio da mensagem de apoio em ocasião do 13º Congresso da CONTAG e a visita à sede da CONTAG. Nesse encontro também restabelecemos parcerias, principalmente no enfrentamento aos desafios da região e de implementação da Década da Agricultura Familiar”, informou.
Por fim, o dirigente reuniu-se com brasileiros que trabalham na sede da FAO no Chile, que coordenam projetos do órgão. “Com isso, aproveitamos para aprofundar uma nova parceria com o Brasil colocando apoio para a realização da 7ª Marcha das Margaridas e 4º Festival Nacional da Juventude Rural, ambos a serem realizados em 2023.
“Foi uma intensa agenda no Chile de muito êxito, com bons resultados, superando todas as nossas expectativas”, avaliou Alberto.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi