A COPROFAM reúne nos dias 17 e 18 de dezembro suas 10 entidades filiadas: CONTAG (Brasil), AMRU (Uruguai), CCP (Peru), CIOEC (Bolívia), CNFR (Uruguai), FAA (Argentina), MUCECH (Chile), ONAC (Paraguai), UAN (Paraguai) e CAMPOCOOP (Chile), em Assunção, no Paraguai, para tratar de temas centrais, fazer um balanço das atividades de 2024 e pensar no planejamento estratégico para 2025.
Além das entidades filiadas, também foram convidados os/as técnicos/as da COPROFAM e dos institutos de pesquisa e inovações tecnológicas que fazem parte do Projeto do Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura (TIRFAA).
A CONTAG está sendo representada pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, que também é o presidente da COPROFAM e compartilhou que “esta é a última reunião da diretoria da COPROFAM do ano de 2024. Estamos com a presença das dez organizações filiadas, dos sete países que a COPROFAM atua. Esta reunião tem um objetivo de fechamento do ano, e, principalmente, ao mesmo tempo que acontece essa reunião, também estamos com o Comitê Técnico, de quatro países, do projeto que está sendo desenvolvido, o TIRFAA.”
Em Conferência Mista (presencial e virtual), a COPROFAM e os representantes dos institutos de pesquisa agropecuária apresentaram para os diretores da FAO - que coordena o Programa Global do TIRFAA - os resultados parciais da execução do projeto no Uruguai, Paraguai, Bolívia e Peru.
O Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura (TIRFAA) tem como objetivo a conservação e o uso sustentável dos recursos fitotogenéticos para a alimentação e a agricultura e a repartição justa e equitativa dos benefícios derivados de sua utilização, em harmonia com a CDB, em prol de uma agricultura sustentável e da segurança alimentar.
No Brasil, o TIRFAA foi aprovado pelo Congresso Nacional, por intermédio do Decreto Legislativo nº 70, de 19 de abril de 2006, e incorporado à legislação brasileira pelo Decreto nº 6.476, de 5 de junho de 2008. O Governo brasileiro depositou seu instrumento de ratificação em 22 de maio de 2006, passando o mesmo a vigorar, para o Brasil, em 22 de agosto de 2006, na forma de seu artigo 28.2.
Outro tema tratado na reunião foi o projeto FO-RI/AGRICORD/EU, que se vincula ao Projeto TIRFAA e ambos potencializam a agenda da Transição Agroecológica, enquanto estratégica para a mitigação e adaptação dos modos de produção e de vida para enfrentar às mudanças climáticas. Esses temas são prioridade para a COPROFAM e suas filiadas e serão parte do planejamento estratégico para 2025.
BALANÇO DE ATIVIDADES de 2024
Durante o ano, a CONTAG esteve representada em diversas agendas internacionais, como o 8º Fórum Campesino Mundial (FAFO), 3ª Assembleia Continental da Aliança para a Soberania Alimentar, 8ª Conferência Global do Fórum Rural Mundial, Fórum Global da Agricultura, 2º Fórum & Diálogos Intersetoriais Brasil-China de Luta contra a Pobreza e pela Revitalização Rural, COP16, COP29, Fórum Global de metade da Década da Agricultura Familiar, reunião do Grupo de Trabalho da Agricultura do Grupo dos Vinte (G20), dentre outras.
“Apesar de todas as dificuldades que nós enfrentamos na agricultura familiar, com toda a certeza, a incidência política e o fortalecimento da CONTAG internacionalmente tem sido de muito sucesso. Sempre levando o fortalecimento da agricultura familiar e o protagonismo dos sujeitos do campo, especialmente valorizando as mulheres, a juventude e a terceira idade. Cumprimos dignamente com esta missão e queremos retomar com muita força as atividades no próximo ano para fazer ainda mais”, compartilhou Alberto Broch.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG