Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
NOTA DA CONTAG
Entidades do Agronegócio distorcem fala de Lula ao Jornal Nacional
WhatsApp

29 de Agosto de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
agronegócio
contag
eleições
jornal nacional
lula

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), ciente de sua responsabilidade política enquanto representante sindical da agricultura familiar brasileira e de seu papel histórico de representação em defesa da democracia, dos direitos, da justiça social e do desenvolvimento sustentável e solidário, vem a público informar a sociedade brasileira e esclarecer afirmações que algumas entidades do agronegócio estão apresentando por meio de notas, e de forma distorcida quanto ao conteúdo da entrevista de Luiz Inácio Lula da Silva ao Jornal Nacional. 

O candidato falou que parte do agronegócio está comprometido com as políticas de desmatamento e queimadas, armamento da população e com a política de disseminação do ódio. Não generalizou. Ao contrário, foi bastante enfático ao sugerir até que seria possível a convivência da agricultura familiar e o agronegócio (latifúndio) e cada um sendo importante para o País, tendo a agricultura familiar e camponesa a responsabilidade de produzir alimentos saudáveis e sustentáveis e garantir a soberania e a segurança alimentar e nutricional do povo brasileiro, e o agronegócio em produzir commodities (mercadorias). Uma das diretrizes do Programa de Reconstrução do Brasil apresentado pela chapa Lula/Alckmin afirma isto:

“A produção agrícola e pecuária é decisiva para a segurança alimentar e para a economia brasileira, sendo um setor estratégico para a nossa balança comercial. Precisamos avançar rumo a uma agricultura e uma pecuária comprometidas com a sustentabilidade ambiental e social. Sem isso, perderemos espaço no mercado externo e não contribuiremos para superar a fome e o acesso a alimentos saudáveis dentro e fora das nossas fronteiras. Ademais, é imprescindível agregar valor à produção agrícola, com a constituição de uma agroindústria de primeira linha, de alta competitividade mundial”. 

Utilizando-se do ensejo, essas entidades, dizendo-se que o mesmo desconhece o setor, acabam por apresentar informações inverídicas sobre a questão ambiental e a produção agrícola no Brasil. Soja e milho não são produzidos para alimentar o Brasil nem o mundo. O mesmo vale para o gado. É extremamente contraditório comemorar recordes de produção de grãos para exportação quando o País tem mais de 33 milhões de pessoas passando fome e metade da população vive restrição alimentar. O cidadão e a cidadã brasileiros estão sofrendo com os preços dos alimentos, principalmente da carne. 

Uma das notas diz que “não há símbolo maior de paz, democracia e relevância do que ‘produzir alimento’ para a população mundial”. E segue dizendo que o “agronegócio é um só. Somos unidos e seguimos um mesmo ideal. O pequeno e o grande produtor têm o mesmo valor”. Só se esqueceu de dizer que não têm a mesma quantidade de terras e a mesma quantidade de recursos para financiamento da produção, pois a agricultura familiar ocupa apenas 23% das terras e, com elas, produz a maioria do feijão, da mandioca, do milho, do leite, dos suínos, caprinos e ovinos, aves, café, trigo, arroz, frutas e hortaliças.

Também as notas, e dois candidatos à Presidência da República, dizem que o agronegócio brasileiro é o “mais sustentável do mundo”. Basta olhar os indicadores de clima, desigualdade, desmatamento e utilização de agrotóxicos – alguns inclusive proibidos na Europa e nos EUA. Os dados da Global Forests mostram que o Brasil é o campeão mundial de desmatamento tropical. Em 2021 respondeu por quase 50% da perda vegetal primária do mundo. O garimpo ilegal e as queimadas estão gerando mais poluição e violência no campo. Nosso País amarga uma péssima imagem no mundo em razão desta e de outras práticas danosas aos povos, ao meio ambiente, à saúde e à economia.

Os dados mencionados pelas notas são da agricultura familiar, e não do agronegócio. Segundo dados do relatório da ONU, em 2018, sobre o estado da segurança alimentar e nutricional do mundo, é a agricultura familiar, camponesa e indígena que produz cerca de 80% dos alimentos consumidos no planeta e preserva 75% dos seus recursos agrícolas. Na América Latina e Caribe, somente as mulheres rurais produzem 45% do que a sociedade consome.

A agricultura familiar brasileira, com apenas 23% das terras, gera 10,1 milhões de ocupações no campo, responde por 23% do valor da produção agropecuária e é responsável pela dinamização econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes (68% do total), segundo o IBGE. Isso a coloca como a oitava maior produtora de alimentos do mundo, segundo dados de 2018 do Banco Mundial e Mapa.

O mundo está buscando o equilíbrio na matriz de produção de alimentos que esteja ancorada na sustentabilidade social, econômica e ambiental. É preciso recolocar o tema da reforma agrária na agenda estratégica nacional e recuperar a imagem do Brasil neste aspecto com ações efetivas e voltar a liderar as propostas para a preservação ambiental e combate à fome e à miséria, inclusive retirando-o novamente do mapa da fome para o qual vergonhosamente voltamos.

Diretoria da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico