Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GRITO DA TERRA BRASIL
Mobilização em Brasília reafirmará que a agricultura familiar é alimento saudável e conservação ambiental
WhatsApp

17 de Maio de 2024


Ilustração: Tiago Palma
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
contag
grito da terra brasil
gtb
lula

10 mil agricultores e agricultoras familiares estarão em Brasília nos dias 20 e 21 de maio, em Brasília, para cobrar respostas às pautas entregue ao governo federal e ao Congresso Nacional.

Agricultura familiar brasileira responde por 3,9 milhões de estabelecimentos rurais, ocupando 23% das áreas agricultáveis. Mesmo assim, segundo os dados do IBGE, é a 8ª maior produtora de alimentos do mundo, responsável por 23% do valor bruto da produção agropecuária e por 67% das ocupações no campo, contribuindo significativamente com a produção de alimentos saudáveis, a dinamização econômica, cultural e preservação ambiental do País. 

Apesar de todo esse potencial e importância, a agricultura familiar precisa ser mais valorizada e cobra a ampliação do orçamento, a construção de políticas públicas estruturantes e a resolução de questões emergenciais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, trabalho e no fortalecimento do setor e de toda sociedade. 

Com o objetivo de propor medidas para solucionar essas demandas, Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Federações e Sindicatos filiados entregaram pautas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mês de abril desse ano e ao Congresso Nacional, representado pelos presidentes Rodrigo Pacheco e Arthur Lira. Desde então, as propostas foram negociadas com quase 20 ministérios e autarquias e também com os presidentes do Senado e da Câmara Federal.

Agora, nos dias 20 e 21 de maio, cerca de 10 mil agricultores e agricultoras familiares de todo o País estarão na capital federal para a mobilização do 24º Grito da Terra Brasil. Com o tema “Agricultura Familiar é alimento saudável e conservação ambiental”, o objetivo é realizar atos, ao longo dos dois dias, para pressionar o governo federal e o Congresso Nacional a darem respostas concretas às propostas apresentadas anteriormente.

Clique AQUI para baixar a pauta para o Governo Federal.

Clique AQUI para baixar a pauta para o Congresso Nacional.

ATOS PROGRAMADOS

Um grupo representativo de dirigentes sindicais, lideranças rurais e de trabalhadores e trabalhadoras do campo, da floresta e das águas participará dos atos nos dois dias (20 e 21 de maio). O primeiro dia será dedicado à cobrança da redução dos juros e de orçamento adequado e justo para a agricultura familiar, envolvendo o Banco Central e o Ministério da Fazenda. A maioria das delegações chegará na madrugada de segunda para terça para a tradicional caminhada do Parque da Cidade até a Esplanada dos Ministérios, com início previsto para 7 horas da manhã. 

Ao longo do percurso, os agricultores e agricultoras familiares estarão com suas bandeiras, faixas e cartazes reafirmando os principais pontos de pauta e mostrando a força e toda a vontade dos homens e mulheres do campo de continuarem no produzindo alimentos saudáveis, conservando a natureza e transformando o meio rural num lugar de vida e bem viver. 

Já na Esplanada, serão feitas intervenções na frente de alguns ministérios com maior peso nas negociações realizadas com o governo, como do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Previdência Social (MPS). O encerramento está previsto para 12 horas, no quadrante em frente à Alameda das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional e a expectativa é ter, nesse momento, um anúncio oficial do governo federal com os resultados das negociações. Os ministros Paulo Teixeira (MDA) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República estão confirmados para o encerramento. Existe a possibilidade de o presidente Lula receber um pequeno grupo, no Palácio do Planalto, em reunião fechada para apresentar os anúncios.

“Nós alimentamos o Brasil e precisamos de condições dignas para continuar produzindo mais alimentos saudáveis para as famílias brasileiras e conservando o meio ambiente”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

AÇÃO SOLIDÁRIA

Durante o 24º Grito da Terra Brasil, nos dias 20 e 21 de maio, em Brasília/DF, a CONTAG, Federações e Sindicatos filiados estarão mobilizando a campanha Campo Conectado pelo Bem. Agricultores e agricultoras familiares de todo o País, que virão para a mobilização, trarão doações para a população rural gaúcha, assim como toda a sociedade da capital federal poderá participar dessa importante ação.

Serão arrecadados os seguintes itens:

• Água

• Colchões

• Roupas de cama e toalhas de banho

• Cobertores

• Material de higiene e limpeza

• Sacos de lixos

• Talheres descartáveis

• Fraldas adultas e infantil

• Mamadeiras e bicos infantis

• Leite em pó

• Rações para animais

• Cestas básicas

• Absorventes

• Roupas íntimas

• Roupas em geral

As doações podem ser entregues no dia 20/05 na Tenda da Saúde, no Estacionamento 01 do Parque da Cidade (08h às 19h) e, no dia 21/05, na Tenda da Saúde na Esplanada dos Ministérios (09h às 14h).

O QUE É O GRITO DA TERRA BRASIL?

É uma ação político-sindical da CONTAG, Federações e Sindicatos filiados de proposição, pressão, negociação e conquista de políticas públicas. O 1º Grito da Terra Brasil foi realizado em 1994, em parceria com alguns movimentos sociais. Desde então, anualmente, a Confederação entrega pauta de reivindicações e são várias as conquistas alcançadas para os povos do campo, da floresta e das águas e que também impactam positivamente toda a sociedade brasileira.

ALGUMAS CONQUISTAS DO GRITO DA TERRA BRASIL:

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); reforma agrária; crédito fundiário; Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); Habitação Rural; Educação do Campo, entre outras.

Por Verônica Tozzi / Assessoria de Comunicação da CONTAG




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico