A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) participou na tarde desta sexta-feira (17) do painel “Estratégias de desenvolvimento da economia popular e solidária no Nordeste”, organizada pela Frente Parlamentar Mista da Economia Popular e Solidária. A atividade aconteceu na sala de concertos Eugênio Peixoto e fez parte da programação da II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que está sendo realizada em João Pessoa, até este domingo (19), no Espaço Cultural José Lins do Rego.
O painel foi coordenado pelos deputados federais Carlos Veras (PT-PE) e Fernando Mineiro (PT-RN), e contou com a participação do presidente da CONTAG, Aristides Santos; o secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido do governo da Paraíba, Frei Anastácio; a secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyana Dutra; o secretário nacional de Economia Solidária, Gilberto Carvalho; o representante do Consórcio Nordeste, Diego Pessoa; a dirigente do MST na Paraíba, Dilei Schiochet; a integrante da Rede de Gestores de Políticas da Economia Solidária, Lidiane Freire e a representante da União Nacional de Cooperativas Solidárias, Fátima Torres, além de lideranças sindicais e dos movimentos sociais, como Egrinalda dos Santos, das cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Foto: Rafael Pereira
“Estamos falando aqui da economia solidária, uma economia que pensa diferente, que tem que enfrentar individualismos e pensar no coletivo. Mas, para que a economia solidária possa se desenvolver, como bem falou Gilberto Carvalho, é preciso de recursos, temos que disputar estes recursos e a batalha está só começando, e por isso, temos que ir à luta e esperançar, como dizia Paulo Freire, e a CONTAG convoca todos vocês aqui para esta luta; quem quiser lutar, conte com a gente”, afirmou Aristides Santos.
Foto: Mabel Dias
Durante o encontro, foi lida a carta política com propostas de desenvolvimento e estratégias para impulsionar a economia solidária no Brasil, estados e municípios. Segundo Rildo Simões, um dos organizadores do documento, a ideia do painel é integrar as instituições, governos e sociedade civil para inserir a economia solidária entre seus objetivos, executando o que a Frente Parlamentar da Economia Solidária e Popular propõe, com planejamento, avaliação e trabalho conjunto permanente.
Fonte: Mabel Dias - Assessoria de Comunicação da Fetag-PB