A partir de quarta-feira (11), a capital baiana, Salvador, é sede da 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES) e da III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES). Até domingo (15), o evento reúne a diversidade cultural e produtiva dos nove estados nordestinos em um só lugar.
Simultaneamente, até hoje (12), está sendo realizada a 23ª reunião do Fórum Eugênio Peixoto da Agricultura Familiar do Nordeste, onde foi realizada a cerimônia e lançamento do Programa de Alimentos Saudáveis (PAS) do Nordeste.
A secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, acompanha o evento e explicou que “neste ano, a III FENAFES está acontecendo junto com a 15ª FEBAFES e a sua principal atividade de âmbito não econômico é a realização do Fórum Eugênio Peixoto da Agricultura Familiar do Nordeste. No Fórum, a centralidade do debate do primeiro dia ocorreu em torno do lançamento do PAS Nordeste. Essa é uma iniciativa importante, que vai articular as principais políticas públicas no âmbito da produção e do consumo diretamente nos territórios. Essa compreensão ajuda a fortalecer a narrativa que campo é lugar de gente e que os povos dos campos, das águas e das florestas produzem e reproduzem suas vidas nesses territórios.”
Para a formalização deste lançamento, o Consórcio do Nordeste conta com o apoio do Governo Federal por meio da SGPR, MDA, MDS, MIDR. “Aguardamos os próximos passos com expectativas positivas”, compartilhou a secretária.
A reunião também contou com debates e os seguintes painéis:
Os desafios para a efetividade e a eficácia local das políticas públicas nacionais voltadas para a produção e o consumo de alimentos no Brasil;
Reflexões acadêmicas sobre a produção e o abastecimento alimentar com enfoque territorial. Contribuição das redes agroalimentares alternativas e dos circuitos curtos de comercialização na construção social de mercados para a transição rumo a sistemas agroalimentares territoriais sustentáveis;
A visão e expectativas dos Movimentos Sociais para políticas públicas que alinham produção e consumo de alimentos com enfoque territorial.
15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES) e III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES)
Com a participação de 136 empreendimentos, o evento é um encontro de agricultores e agricultoras familiares, povos originários, comunidades quilombolas, artesãos, artesãs e todo o público, promovendo uma verdadeira celebração das raízes e tradições da região. Será possível explorar estandes repletos de alimentos regionais, artesanatos típicos e outras produções que carregam a história de cada estado.
As feiras prometem ser uma grande celebração inclusiva, que acolhe todos os públicos, com duas praças gastronômicas, que trarão pratos típicos dos diversos territórios baianos. Tudo isso acompanhado de boa música que irá embalar o público nos três palcos do evento.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG