Nesta sexta-feira (15), a Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) finaliza as ações do seu Itinerário Formativo de 2024 com a realização do terceiro e último módulo do Curso Regional de Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário para região Norte. Neste ano, mais de 150 lideranças, dirigentes, educadores e educadoras populares das regiões Nordeste, Sudeste e Norte vivenciaram o processo formativo da ENFOC.
“Alcançamos a meta deste ano finalizando esses cursos em três regiões do Brasil e já estamos programados para o Sul e Centro-Oeste em 2025. Em cada região, foram três módulos, discutindo temas fundamentais e estratégicos para o movimento sindical, a partir do ponto de vista da região. Para nós, da escola, cumprimos nosso papel e, sem dúvida, o itinerário deu muito certo e vamos alcançar no processo um conjunto de resultados com a sequência dos aprofundamentos dos conteúdos que foram debatidos”, avaliou o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Santos (Guto).
Iniciados no final de maio deste ano, o processo formativo foi estruturado em Campo, Sujeitos e Identidades; Memórias e Lutas Sociais; Pedagogia para uma Nova Sociabilidade; Sociedade e Estado: projetos em disputa; Sindicalismo: História, concepção e prática sindical desafios da organização na atualidade; e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
Os principais objetivos do Curso Regional de Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário foram de:
Proporcionar um processo formativo referenciado nas temáticas do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e nos desafios do sindicalismo a partir das dinâmicas culturais, organizativas, sociais e produtivas e das especificidades dos sujeitos do campo, da floresta e das águas;
Estimular reflexões sobre as práticas educativas emancipatórias em consonância com o projeto de sociedade que queremos construir, objetivando influenciar novas dinâmicas relacionais, organizativas, produtivas e culturais;
Fortalecer a ação político-sindical e o trabalho de base;
Intensificar a atuação dos educandos e educandas nos processos de multiplicação criativa no estado, municípios e comunidades;
Contribuir para fortalecer e consolidar a Rede de Educadores e Educadoras Populares da ENFOC;
Fortalecer a formação processual, continuada e multidisciplinar.
Os cursos foram realizados em 3 módulos de 5 dias cada, envolvendo dirigentes, assessores(as), educadores(as) e funcionários(as) que atuam na formação com temáticas vinculadas às Secretarias das Federações e Sindicatos, organizam e acompanham GES, Jovem Saber, Marchas das Margaridas, Mutirões Sindicais e demais atividades formativas de base nos municípios e comunidades.
“Os cursos são momentos de multiplicação e de fortalecimento da ação político-sindical e do trabalho de base nos estados, nos polos/regionais e, principalmente, nos municípios. Nós queremos um processo formativo mais eficiente e debater temas atuais, contribuir com o fortalecimento do movimento sindical e da agricultura familiar”, compartilhou o secretário.
Os Cursos Regionais de Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário correspondem ao conjunto de atividades que possibilitam a concretização da estratégia formativa da Confederação, Federações e Sindicatos filiados, fortalecendo a organização sindical de base e a representatividade do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
ENFOC
Lugar de Transformação Política!
Por Malu Souza / Comunicação da CONTAG