Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EDUCAÇÃO DO CAMPO
Educação do Campo como direito: CONTAG articula PRONERA no Amapá
WhatsApp

18 de Agosto de 2025


Larissa Delfante
TEMAS RELACIONADOS:
educação
políticas sociais
pronera

Nos dias 14 e 15 de agosto, a CONTAG esteve em Macapá (AP), acompanhada da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Amapá (FETTAGRAP) e do INCRA, em uma série de agendas para articulação de novas ofertas de cursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).

As agendas envolveram diálogo com a superintendência do INCRA e instituições de ensino como a Universidade Federal do Amapá - UNIFAP e o Instituto Federal do Amapá - IFAP para articular cursos que atenda as demandas dos assentamentos de Reforma Agrária do Estado e fortaleça o acesso à Educação do Campo.

O PRONERA nasceu das demandas da base e se organiza em um tripé essencial: Movimentos Sociais – Instituições de Ensino – INCRA. É essa união que garante o sentido político e pedagógico do programa, promovendo autonomia, emancipação econômica, social e cultural para os povos do Campo, da Floresta e das Águas.

O programa tem como missão garantir o direito à educação como instrumento de superação das desigualdades sociais, transformação e justiça no campo brasileiro.


Para o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, Erinaldo Lima, “a Educação do Campo não é apenas acesso à escola e universidades. Ela é estratégia para efetivar o nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário-PADRSS. Cada curso do PRONERA deve dialogar com a realidade da base e fortalecer nossa organização; porque é por meio da formação que construímos sujeitos críticos e comprometidos com a transformação social”.


Representando a FETTAGRAP, Zezão do Camaipi, lembrou que a Educação do Campo no Amapá precisa considerar a riqueza e a diversidade cultural de seus territórios:

Aqui no Amapá temos assentamentos com muitos desafios. Os povos das águas, ribeirinhos, indígenas e quilombolas precisam que a formação olhe para suas especificidades. Os cursos não podem ser iguais em todo lugar. Eles têm que responder à realidade de cada comunidade."


O chefe da Divisão de Educação do Campo do INCRA, Fabrício Dias, reforçou que o PRONERA é uma conquista histórica e que sua efetividade depende da unidade entre os três pilares:

“O PRONERA nasceu da luta social e se consolidou como política pública que garante o direito à educação nos assentamentos de reforma agrária. O Manual do Programa e a própria Carta do 1º Encontro Nacional do PRONERA já apontavam esse caminho: é preciso unir movimento social, universidade e INCRA para que a educação do campo se efetive. Essa articulação em Macapá é fundamental para manter vivo esse princípio."


Próximos passos 

Como resultado das agendas, foram definidos três processos de audiência pública, que culminarão em um Seminário de Educação do Campo. A iniciativa será espaço de escuta das comunidades e análise das demandas e avaliação pedagógica dos projetos. Além disso, o seminário deverá abrir o debate sobre a nova versão do PRONACAMPO e como será possível articular essas políticas para fortalecimento da Educação do Campo no Estado. 

A CONTAG, como integrante da Comissão Pedagógica Nacional do CPN-PRONERA, reafirma seu compromisso com a defesa da Educação do Campo como direito, sempre articulando a formação com o fortalecimento da luta sindical e da democracia. 


Por Larissa Delfante – Assessora da CONTAG





WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h às 12h de 13h30 às 17h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER (Novo)
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico