Um marco na luta pela Educação do Campo, Indígena e Quilombola! Com a presença de mais de 15 mil pessoas de todo o Brasil!
Trabalhadores(as) rurais, agricultores (as) familiares, indígenas, quilombolas e militantes da educação do campo uniram forças para lançar o novo PRONACAMPO e defender uma educação que respeite as culturas e os saberes tradicionais!
A cidade histórica de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, viveu um momento inesquecível! Com a presença de mais de 15 mil pessoas, entre estudantes, educadores e educadoras populares, povos indígenas, quilombolas e trabalhadores e trabalhadoras rurais do campo, da floresta e das aguas, foi lançada nesta quinta-feira uma nova versão do PRONACAMPO – Programa Nacional de Educação do Campo – junto a outras importantes políticas de educação escolar indígena e saberes tradicionais.
E a CONTAG estava presente! Representada por uma ampla delegação de Minas Gerais, organizados pela Fetamg, com a presença de Erinaldo Lima, Secretário de Políticas Sociais, e Marcos Vinícius Nunes, Vice-presidente e Secretário de Relações Internacionais da CONTAG, a entidade reafirma seu papel histórico na luta pela educação do campo, por uma política pública contextualizada, transformadora e que valorize os saberes e a cultura dos povos rurais.
EDUCAÇÃO DO CAMPO É DIREITO E NÃO ESMOLA
A CONTAG esteve ao lado das comunidades rurais, dos sindicatos e movimentos populares em todas as etapas de construção dessa política. Agora, no lançamento da nova versão do PRONACAMPO, reforça o seu compromisso com a defesa da sua implementação prática e orçamentária, para que essa conquista saia do papel e transforme realidades.
“Estamos aqui para garantir que a educação do e no campo respeite os territórios, os saberes, as culturas e os modos de vida dos povos do campo, das florestas e das águas. Essa luta é nossa, e é permanente”, afirma Erinaldo Lima, Secretário de Políticas Sociais da CONTAG.
CAMPUS QUILOMBOLA AGORA É REALIDADE!
O evento também marcou o início da construção do 1º Campus Quilombola do Instituto Federal no Brasil, um passo histórico para a justiça social, educacional e territorial.
PRONACAMPO: uma conquista da luta coletiva
O novo PRONACAMPO traz diretrizes importantes para garantir acesso, permanência, infraestrutura, formação de professores, materiais didáticos e currículo que dialogue com o cotidiano das comunidades rurais.
“A luta continua, e será necessária mobilização permanente para que os recursos cheguem na ponta, para que nenhuma escola do campo seja fechada, e para que cada estudante do campo, da floresta e das águas tenha o direito de aprender, sonhar e permanecer em seu território com dignidade”, destaca Marcos Vinícius Nunes, Vice-presidente e Secretário de Relações internacionais da CONTAG.
O ato em Minas Novas não é um ponto de chegada, mas um novo começo. A CONTAG seguirá firme na defesa de uma educação pública, do campo e com qualidade, construída com diálogo, participação popular e respeito às diversidades.
“Raízes se formam no campo! E é com elas que vamos construir o Brasil que queremos!”, conclui Erinaldo Lima.
EDUCAÇÃO COM RAÍZES E TRADIÇÃO.
Por Larissa Delfante - Assessora da CONTAG