Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
1º Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar é encerrado com conquistas para a agricultura familiar
WhatsApp

16 de Dezembro de 2024


CONTAG
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
feira de alimentos
nordeste
tradição

Durante os dias 11 a 15 de dezembro, em Salvador/BA, foi realizada a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES) e a III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES). Os eventos marcaram o encerramento do 1º Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar.

O Circuito Nordestino é um projeto que visa fortalecer os agricultores e agricultoras familiares dos nove estados da região e conectar o campo com os centros urbanos, oferecendo à população espaços para a aquisição de alimentos saudáveis, além de promover a identidade e os valores da cultura nordestina.


A secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, avaliou que “foi muito positiva a realização das feiras (15ª FEBAFES e 3ª FENAFES). Elas se integraram e garantiram uma diversidade de produtos. Sendo mais de 5 mil produtos da agricultura familiar na capital baiana. Contou com a tenda indígena, tenda quilombola, palcos culturais e programação formativa, entre reuniões e seminários. Vejo que ter uma diversidade tão grande de produtos oriundos da agricultura, com atrações culturais, fazem com que a agricultura familiar tenha mais visibilidade. Essa estratégia ajuda nesse diálogo entre agricultores e agricultoras familiares e sociedade e dá visibilidade a um espaço rural que produz vida e comida de verdade.”

Durante o evento, 30 famílias do Quilombo Fortaleza, no município de Bom Jesus da Lapa, receberam crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) por meio do Pronaf A, uma linha de crédito voltada para produtores rurais de programas de crédito fundiário, além de comunidades indígenas e quilombolas.


Também foram entregues Selos Quilombolas do Brasil para produtores de quatro comunidades do estado: Quilombola Aroeira de Palmas, no município de Monte Alto; Quilombola Pitanga de Palmares, em Simões Filho; Quilombo Alto do Capim, em Quixabeira; e Quilombo Volta Miúda, no município de Caravelas.

O Selo Indígenas do Brasil foi entregue para agricultores da Comunidade Indígena Muco G, em Prado/BA, Comunidade Indígena Payaya, no município de Utinga e para a Comunidade Indígena Riacho das Palmeiras, em Seabra.


Essas medidas foram possíveis por meio do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), um importante instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006), bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura familiar (cooperativas agropecuárias e associações rurais).

A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.

Mais informações sobre o CAF


PAS NORDESTE

Durante o evento, também foi feito o lançamento do Programa de Consumo de Alimentos Saudáveis (PAS) Nordeste, uma iniciativa que busca articular políticas públicas para fortalecer a produção e o consumo de alimentos provenientes da agricultura familiar.

O programa tem como principal objetivo oferecer políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento da agricultura familiar, promovendo maior acesso a crédito, assistência técnica e tecnologia social. Os PAS Nordeste visa aumentar a produção e o consumo de alimentos saudáveis, facilitando a transferência direta de alimentos adquiridos pelo estado para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Essa é uma iniciativa importante, que vai articular as principais políticas públicas no âmbito da produção e do consumo diretamente nos territórios. Essa compreensão ajuda a fortalecer a narrativa que campo é lugar de gente e que os povos dos campos, das águas e das florestas produzem e reproduzem suas vidas nesses territórios”, continuou a secretária.

Por Malu Souza / Comunicação CONTAG, com informações do MDA.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico