Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
II FENAFES cumpre papel de cobrar mais investimentos para a agricultura familiar
WhatsApp

20 de Novembro de 2023


Rafael Pereira
TEMAS RELACIONADOS:
economia solidária
feira da agricultura familiar
fenafes
nordeste

A II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES) foi encerrada neste domingo (19), na cidade de João Pessoa, Paraíba. O evento, que teve início na quinta-feira (16), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, teve como objetivo fomentar e valorizar a agricultura familiar nordestina, além de fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas articuladas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste – PAS/NE, criar um espaço de intercâmbio das experiências sobre políticas públicas de apoio à agricultura familiar, envolvendo governos e movimentos sociais. Cerca de 500 expositores, de todos os estados do Nordeste, participaram da Feira, que contou com a presença de aproximadamente 300 associações e cooperativas. As Federações dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (FETAGs) do Nordeste e os Sindicatos, também estiveram presentes, a exemplo da FETAG-PB.


A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) esteve presente em toda a FENAFES, participando de debates e painéis, entre eles, a “Mesa de Diálogos para Articulação de Programa Intersetorial de Bioeconomia das Plantas Medicinais e Fitoterápicos com a Agricultura Familiar”, em parceria com a FioCruz, e o painel “Estratégias de Desenvolvimento da Economia Popular e Solidária no Nordeste”, organizada pela Frente Parlamentar Mista da Economia Popular e Solidária.


Para o presidente da CONTAG, Aristides Santos, a Feira da Agricultura Familiar foi o momento importante para os agricultores e agricultoras familiares do Nordeste mostrarem a sua produção, trocarem experiências e firmarem novas parceiras, em busca de investimentos para o setor. “A Feira da Agricultura Familiar da Paraíba cumpriu o seu papel, com uma participação importante de jovens, mulheres, pessoas da terceira idade, fazendo o debate para que o estado brasileiro, tanto federal como os estaduais e municipais terem um olhar cada vez especial em investimentos para a agricultura familiar,” ressaltou. Aristides disse que a Feira também foi o momento dos agricultores e agricultoras apresentarem as reclamações sobre alguns órgãos do governo federal que ainda não estão funcionando a contento, como o Incra, falta de apoio a cooperativas e sindicatos, e principalmente, de investimentos. “Nós da CONTAG estamos atentos e cobrando melhorias. O governo federal tem que ter um olhar cada vez mais especial, de valorização, e a agricultura familiar tem que ser prioridade, e para ser prioridade tem que ter dinheiro no orçamento, para a reforma agrária, para o crédito dos empreendimentos, para apoiar as cooperativas, apoio para instalação, equipamentos, apoio para organização da produção, e o estado precisa ajudar neste processo”, frisou.


O representante da FioCruz, Wagner Martins, também avaliou como positiva a realização da II FENAFES e apresentou as expectativas para a realização das propostas que foram apresentadas durante a mesa de diálogos do programa de Bioeconomia das Plantas Medicinais e Fitoterápicos com a Agricultura Familiar, que aconteceu na sexta-feira (17) e sábado (18). “Tivemos conversas com o Consórcio Nordeste, os governos locais e a ideia é priorizar uma ação junto com os governos que participam do Consórcio para que nós possamos criar condições de implementar os quintais agromedicinais, uma novidade de articulação entre a saúde e a agricultura familiar, ação apoiada pelo Ministério da Saúde, por meio de seu departamento de assistência farmacêutica, com todo o empenho da nossa instituição, junto com a CONTAG, para que este modelo de economia solidária possa se articular com a bioeconomia, e produzir renda, principalmente, para as mulheres do campo”, afirmou.


A II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária foi realizada pelo Governo do estado da Paraíba, através da Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido e do Consórcio Nordeste, por meio da Câmara Temática da Agricultura Familiar.

Fonte: Mabel Dias - Assessoria de Comunicação da FETAG-PB



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico