Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PARAÍBA
Por unanimidade, desembargadores do TRT-PB reconhecem a FETAG-PB como legítima representante dos agricultores familiares no estado
WhatsApp

14 de Junho de 2024


FETAG-PB
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
fetag-pb
paraíba
trt

Em sessão realizada nesta quinta-feira (13) no pleno do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da 13º região, em João Pessoa, a Fetraf foi considerada ilegal, por unanimidade.

A sessão foi presidida pelo desembargador Thiago Andrade, e teve como relator do processo o desembargador Volney Cordeiro, que não reconheceu como legítima a formação da Fetraf no estado, aceitando a FETAG-PB como legítima representante dos agricultores e agricultoras familiares da Paraíba. A FETAG-PB atua no estado da Paraíba há mais de 60 anos, contando, atualmente, com 214 sindicatos filiados. A sessão foi acompanhada pelo presidente da FETAG-PB, Liberalino Lucena, a secretária-geral, Cleide Araújo, a tesoureira, Avanise Fernandes, e os secretários da Agricultura Familiar e Política Agrícola e da Juventude, João Alves e Jhosildo Irineu, respectivamente.

“O resultado só mostra o reconhecimento do trabalho da FETAG na Paraíba durante estes 63 anos de fundação. Foi pedido a anulação de registro da Fetraf, que fundou uma federação sem sequer fazer uma assembleia, e por unanimidade de votos dos desembargadores, conseguimos a anulação deste pedido”, comemorou o presidente da FETAG-PB, Liberalino Lucena.

O assessor jurídico da FETAG-PB, Bruno Chianca, também comemorou o resultado e considerou que os desembargadores do TRT reconheceram a usurpação de direitos que estava sendo realizada pela Fetraf. “Por unanimidade de votos, com parecer favorável do ministério público, os desembargadores repeliram esta usurpação de representação de fundação da Fetraf, e assim, foi valorizada a legalidade e legitimidade da FETAG-PB, constituída há mais de 60 anos com grandes lideranças sindicais em todo o estado, e que tem como sua principal referência a líder e heroína nacional Margarida Maria Alves. Em cada município só pode haver um sindicato das categorias e uma federação por estado. Foi uma vitória para todos e todas as agricultores e agricultoras familiares da Paraíba e para a FETAG-PB”, afirmou o advogado Bruno Chianca, que atuou no processo em conjunto com a advogada, Geane Lucena, também assessora jurídica da FETAG-PB.

Sobre a FETAG-PB – A Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (FETAG-PB) é uma entidade sindical de grau superior, sediada nas cidades de João Pessoa e Patos, com base territorial de âmbito em todo o Estado da Paraíba.

É constituída para fins de defesa, organização, estudo, formação, capacitação profissional, assistência técnica, coordenação, representação sindical e legal da categoria profissional dos trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares.

Integram a categoria profissional dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, aqueles(as) que, ativos(as) ou aposentados(as), exercem atividades na agricultura, pecuária, na silvicultura, na produção extrativa rural, sejam proprietários(as) ou não e exerçam a atividade rural individualmente ou em regime de economia familiar, assim entendido o trabalho executado em condições de mútua dependência e colaboração, com a ajuda eventual de terceiros, nos termos do Decreto Lei 1.166/1971, no Estado da Paraíba.

Nos municípios onde não existem Sindicatos, a categoria é representada pela Federação ou preposto.

Fonte: Assessoria de Comunicação FETAG-PB



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico