Na manhã desta quarta-feira (09), representantes da CONTAG participaram de uma importante reunião na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília/DF, com o presidente Edegar Pretto e toda diretoria da instituição. O encontro teve como foco a apresentação dos dados da chamada pública para projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para o ano de 2025.
Foram recebidos 5.890 projetos, abrangendo 2.115 municípios de todas as regiões do País. E cerca de 80% destas propostas foram apresentadas por mulheres trabalhadoras rurais, dado que evidencia o protagonismo feminino na agricultura familiar. Além disso, também estão contemplados povos tradicionais, assentados/as da reforma agrária, comunidades quilombolas e agroextrativistas.
Os projetos foram entregues dentro do prazo, o que demonstra a capacidade de organização e mobilização das organizações da agricultura familiar. Mais do que isso, reforça a relevância do PAA como instrumento de fortalecimento da produção de alimentos saudáveis e de acesso à alimentação por parte da população em situação de vulnerabilidade.
“O PAA é importantíssimo para a agricultura familiar, principalmente na modalidade de doação simultânea que garante a geração de renda aos agricultores e agricultoras familiares e atendimento direto às famílias carentes. E este volume de projetos apresentados mostra o potencial do setor em comercializar sua produção e garantir alimentos saudáveis na mesa da população brasileira”, destacou a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.
Apesar do avanço na entrega dos projetos, a demanda superou o orçamento disponível, o que resultou a não contemplação de agricultores e agricultoras familiares. Por isso, a CONTAG defende a ampliação do orçamento destinado ao PAA.
“Este resultado demonstra que estamos no caminho certo, pautando o Governo Federal para ampliar orçamento para o Programa de Aquisição de Alimentos já para a Safra 2025-2026, que será fruto de pauta do próximo Grito da Terra Brasil”, continua a secretária.
A presença da CONTAG no encontro reafirma o compromisso da entidade em seguir pressionando o governo federal por políticas públicas que garantam dignidade e renda para as famílias agricultoras e segurança alimentar à população brasileira, com o protagonismo dos homens e das mulheres do campo, da floresta e das águas.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG