Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Governo Federal lança Planos voltados para o abastecimento alimentar e a produção orgânica
WhatsApp

16 de Outubro de 2024


Arte: Lunna Fabris
TEMAS RELACIONADOS:
alimentação
fome
governo federal
movimentos sociais

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, o presidente Lula participou de cerimônia de assinatura do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar “Alimento no Prato” (Planaab) e do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). Ambos impactam na produção sustentável e distribuição de alimentos saudáveis para a população.

O Planaab, ou Alimento no Prato, com 29 iniciativas e 92 ações estratégicas, é inédito no Brasil. Entre suas medidas, está a ampliação de sacolões populares e centrais de abastecimento por todo o País. De início, serão implantadas novas seis centrais de abastecimento na Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo (duas). Ao facilitar o acesso a alimentos saudáveis e frescos, o Alimento no Prato beneficia produtores e consumidores.

O Planapo reunirá ações para fortalecer as cadeias produtivas de produtos orgânicos e agroecológicos. Além disso, prevê iniciativas voltadas para pesquisa e inovação, incentivo às compras públicas e inclusão de mulheres, jovens, indígenas e quilombolas na agricultura familiar. Essas entregas reforçam a iniciativa do País em priorizar a segurança alimentar.

O planos, embora sejam ações do Governo Federal, foram construídos de forma coletiva com ampla participação da sociedade civil, através de diálogos e previsto na Política Nacional de Abastecimento Alimentar (PNAAB), lançada em dezembro de 2023.

A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, compartilha que “os planos são importantes instrumentos para o combate à fome, à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e à promoção da saúde, segurança alimentar e nutricional. Inclusive, a CONTAG pautou essas iniciativas no Grito da Terra Brasil e na Marcha das Margaridas e esteve presente em todos os diálogos com o Governo Federal.”

Contra a fome e pelo direito à alimentação saudável

Instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Dia Mundial da Alimentação, alerta sobre a importância de garantir sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis, que assegurem o direito das pessoas a alimentos nutritivos.

Este ano, o lema da celebração é "O direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores", destacando que a alimentação é a terceira necessidade humana mais básica, depois do ar e da água, e que todos deveriam ter o direito a uma alimentação adequada.

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, explica que “a alimentação é um direito e uma necessidade do ser humano, por isso é fundamental fortalecer a agricultura familiar e o meio rural para que essa necessidade possa ser garantida para que nenhuma pessoa passe fome, seja no campo ou na cidade.”

Segundo os dados do IBGE, a agricultura familiar brasileira é a 8ª maior produtora de alimentos do mundo, responde por 23% do valor bruto da produção agropecuária e por 67% das ocupações no campo, contribuindo significativamente com a produção de alimentos saudáveis, a dinamização econômica, cultural e preservação ambiental do País.

Cerca de 14,7 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil em 2023, segundo dados do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial, conhecido como Mapa da Fome.

O estudo mostra que a insegurança alimentar severa no País caiu 85% no ano passado. A condição, que atingia 17,2 milhões de brasileiros em 2022, caiu para 2,5 milhões. A insegurança alimentar severa ocorre quando alguém está totalmente sem acesso a alimentos e passa um dia inteiro ou mais sem comer.

“A agricultura familiar brasileira ocupa o oitavo lugar em produção de alimentos no mundo e contribuiu significativamente para a redução do número de pessoas em vulnerabilidade alimentar por meio da comercialização dos mercados institucionais como o Pnae e PAA, principalmente pelo caráter social desses Programas. Com a retomada de algumas políticas públicas e investimento na agricultura familiar, poderemos colaborar para que o Brasil deixe o Mapa da Fome muito em breve. A nossa expectativa é que haja mais orçamento para agricultura e investimentos em áreas como pesquisa, Ater e tecnologias adaptadas as realidades das famílias”, compartilha a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.

Neste Dia Mundial da Alimentação, e em todos os outros, a CONTAG reitera que a agricultura familiar é fundamental para garantir alimentos saudáveis e conservação ambiental.

Seguimos em luta contra a fome e pelo direito à alimentação saudável!

Por Malu Souza / Comunicação CONTAG, com informações da Presidência da República.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico