Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÍCOLA
Governo Federal lança nova chamada do Programa de Aquisição de Alimentos
WhatsApp

18 de Fevereiro de 2025


Divulgação
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
aquisição de alimentos
paa
soberania alimentar

Na tarde desta terça-feira (18), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), realizou o Lançamento da Abertura do Sistema do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para Novas Propostas.

Os agricultores e agricultoras familiares já podem enviar as propostas para comercializar a produção a partir do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS).

“A agricultura familiar brasileira ocupa o oitavo lugar em produção de alimentos no mundo e contribuiu significativamente para a redução do número de pessoas em vulnerabilidade alimentar por meio da comercialização dos mercados institucionais como o Pnae e PAA, principalmente pelo caráter social desses Programas. E com a retomada de algumas políticas públicas e investimento na agricultura familiar, poderemos colaborar para que o Brasil deixe o Mapa da Fome muito em breve”, compartilha a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine, também destaca a importância de investir em programas voltados à agricultura familiar e na garantia da soberania e segurança alimentar. “Quando o orçamento público é destinado para a agricultura familiar, logicamente, ele está investindo na produção de alimentos, está apostando na diversidade alimentar.”

Para o presidente da Conab, Edegar Pretto, “o Programa de Aquisição de Alimentos é realidade e um grande instrumento para ajudar a produzir mais comida no nosso país. E com esse programa e tantas outras ações que nós estamos tirando o Brasil do mapa da fome outra vez.”

O ministro do MDA, Paulo Teixeira, explicou que “estamos construindo com a perspectiva de construir estoques com diversos produtos. E por isso eu acredito que esse país, ele é tão generoso, que ele vai alimentar bem e fartamente a sua população.”

O ministro do MDS, Wellington Dias, compartilhou que “a renda cresce 38,6% para os mais pobres. É claro que é isso que impulsiona mais consumo. Qual é a resposta? É o que estamos fazendo, mais produção e trabalhando para encontrar solução para os problemas do Brasil, não só em relação à fome.”

MAIS INFORMAÇÕES

Os projetos devem ser transmitidos para a Conab por meio do sistema PAANet até o próximo dia 20 de março. Os critérios de pontuação para participar do PAA neste ano foram definidos pelo Grupo Gestor do Programa (GGPAA) e publicados no Diário Oficial desta terça. Os recursos para a aquisição serão repassados para a Conab pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

As propostas devem contar com, no mínimo, 50% de participação feminina. Além disso, quanto mais mulheres participarem das propostas, maior será a pontuação a ser recebida. Também serão priorizados os projetos com maior envolvimento da juventude rural.

Ainda serão prioritários os projetos agroecológicos e orgânicos, assim como as propostas com participação de indígenas, comunidades quilombolas e povos e comunidades tradicionais (PCTs) e de assentados/as da reforma agrária.

Outro critério estabelecido para as contratações deste ano se refere às organizações que já possuem propostas do Programa firmadas com a Conab nos últimos dois anos. Nesse sentido, adotando como referência a data de fechamento do sistema, qual seja, 20 de março, as organizações contratadas que possuem execução acima de 70% e as organizações que apresentaram projetos em 2023 e 2024 e que não foram contratadas receberão 1 ponto; e as que possuem execução entre 50% e 69,9% receberão 0,5 ponto.

Além disso, as propostas de até R$ 500 mil também terão pontuação diferenciada, recebendo 2 pontos, de forma a incentivar que um maior número de produtores e produtoras familiares participem do Programa.

Clique aqui e conheça os critérios e participação. Já para fazer a transmissão da proposta é necessário fazer o download do PAANet disponível no site da Companhia.

Por Malu Souza / Comunicação CONTAG, com informações da Conab



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h às 12h de 13h30 às 17h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico