Nesta semana, durante os dias 10 a 12 de dezembro, foi realizada a última Oficina de Base de 2024, em Manaus (AM). Realizada pela CONTAG, em parceria com o Senar, Federações e Sindicatos, a atividade integra a 3ª etapa do Planejamento das Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
A oficina contou com a participação de mais de 70 pessoas da Regional Sindical Médio Amazonas e de outros Sindicatos convidados, da FETAGRI-AM e da CONTAG. A Confederação foi representada pela secretária geral Thaisa Daiane Silva e os assessores Vilênia Porto e Ronaldo Ramos.
Os principais compromissos assumidos foram de adotar ações voltadas para juventude, terceira idade, organização da produção e comercialização. As discussões giraram em torno da sustentabilidade político-financeira, que contou com a apresentação de experiências de implementação da Campanha Nacional de Sindicalização “Sindicato de Portas Abertas”.
A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG, que significa um importante momento de aproximação da Confederação com os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. A iniciativa conta com a ida aos polos/regionais sindicais para fazer escuta ativa e debater em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados.
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, avalia que “as Oficinas de Base sempre são positivas, pois interagimos mais de perto com a realidade e podemos identificar as demandas, as dificuldades e as potencialidades. Estamos no caminho certo e tenho certeza que, em 2025, seguiremos com esses diálogos para unificar as lutas, fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um movimento sindical mais forte e integrado.”
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG e Ronaldo Ramos / Assessor de Política Agrícola da CONTAG