Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DATA ESPECIAL
CONTAG celebra 58 anos de lutas com grande desafio de denunciar os desmontes nas políticas para a agricultura familiar
WhatsApp

20 de Dezembro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
aniversário da Contag
Contag
data especial

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) celebra neste dia 20 de dezembro 58 anos da sua fundação.

A CONTAG é a primeira e continua sendo a única entidade sindical camponesa de caráter nacional reconhecida legalmente pelo Ministério do Trabalho, reunindo todas as lutas e demandas históricas iniciadas ainda na época da resistência dos povos originários, do Quilombo dos Palmares, de Canudos, da Balaiada, das greves de colonos(as) e assalariados(as) rurais, das Ligas Camponesas, da Ultab, do Master e de tantos outros movimentos.

Foram décadas de resistência à ditadura, de luta pela redemocratização do Brasil e por um projeto de desenvolvimento sustentável que contemple e valorize as demandas e as identidades dos povos do campo, da floresta e das águas. Na luta por políticas estruturantes, contribuiu com diversas conquistas de políticas públicas que beneficiam os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, mas que também representaram melhorias nas condições de vida do povo brasileiro.

LUTAS E CONQUISTAS HISTÓRICAS – Nossa luta será sempre pela vida, pela democracia, por direitos e justiça social. Temos como bandeiras históricas a luta pela reforma agrária, por políticas diferenciadas para a agricultura familiar, condições dignas de trabalho para os(as) trabalhadores(as) assalariados(as) rurais, por educação, saúde e previdência, habitação rural, preservação e conservação ambiental, geração de emprego e renda no campo, esporte, cultura e lazer.

AS LUTAS DE HOJE E O PAPEL DA AGRICULTURA FAMILIAR NESTE CENÁRIO – O Sistema Confederativo (STTRs/FETAGs/CONTAG) reafirma que a agricultura familiar, mantendo seu compromisso histórico, continuará lutando por melhores condições para produzir e comercializar alimentos saudáveis e sustentáveis contribuindo com o abastecimento do Brasil, no combate à fome e à pobreza, na preservação e conservação do meio ambiente, entre outras bandeiras de luta tão importantes para as populações do campo, da floresta e das águas.

Esse cenário de pandemia mostrou o quanto a agricultura familiar é estratégica, principalmente na produção de alimentos saudáveis e no abastecimento do País. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, 2014), a agricultura familiar gerencia 90% das 570 milhões de propriedades no mundo, cuida de 75% de todos os recursos agrícolas globais e produz quase 80% dos alimentos consumidos pelas populações de todos os continentes. De acordo com o Censo Agropecuário 2017 (IBGE), a agricultura familiar envolve mais 15 milhões de pessoas e gera no campo ocupação para mais de 10 milhões, responde por 23% do valor total da produção dos estabelecimentos agropecuários do País e representa 77% dos estabelecimentos agropecuários, ainda que ocupe apenas 23% da área total.

RUMO AOS 60 ANOS – No próximo ano, iniciaremos uma caminhada rumo aos 60 anos da CONTAG, com o planejamento de ações e materiais de divulgação. Realizamos o 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (13º CNTTR) em abril de 2021, pela primeira vez por plataforma virtual, e aprovamos resoluções e plano de lutas que nortearão os rumos do nosso Sistema Confederativo para os próximos anos.

Sabemos que a pandemia de Covid-19 trouxe um cenário de incertezas, de dificuldades, mas também de reinvenção, principalmente no nosso jeito de fazer sindicalismo. Que possamos fortalecer a nossa luta, avançar nas nossas pautas e superar os desafios, como o aumento da fome, da miséria, do desemprego, a degradação social e ambiental, o aumento da inflação e da corrupção, entre outros.

Viva a CONTAG!

Viva os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares! FONTE: Diretoria da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico