Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AUDIÊNCIA
Enquadramento da agricultura familiar, transição do sistema da DAP para o CAF e aumento de custos de produção foram debatidos em audiência entre CONTAG e MAPA
WhatsApp

29 de Novembro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
audiência
DAP
Declaração de Aptidão ao Pronaf

Nesta segunda-feira (29) foi realizada audiência entre a CONTAG e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para tratar da revisão do teto de enquadramento na Renda Bruta Anual (RBA) para acesso ao Grupo B da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), a transição da DAP para o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e discussão sobre os problemas gerados com o aumento dos custos de produção na lavoura e desafio de preço do leite, entre outros assuntos.

A CONTAG esteve representada pelo presidente, Aristides Santos, pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, pela secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, e assessoria. O presidente da FETAG-RS e coordenador da Regional Sul da CONTAG, Carlos Joel da Silva, também participou com o objetivo de apresentar demandas específicas dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares do estado do Rio Grande do Sul. Pelo Mapa, participaram a ministra Tereza Cristina, o secretário de Política Agrícola, Guilherme Bastos, o secretário adjunto de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Márcio Cândido, e o diretor de Política Agrícola, Wilson Vaz.

Em nome da Diretoria, Vânia apresentou a demanda para elevação da Renda Bruta Anual de R$ 23.000,00 para R$ 33.000,00 para fins de enquadramento no Pronaf B, por conta da mudança no sistema de emissão de DAP que passou a considerar as regras previstas no Manual de Crédito Rural (MCR) – que poderá provocar o desenquadramento de milhares de famílias. Sobre esse ponto, o Mapa assumiu o compromisso de levantar os dados no sistema, apresentar as informações para a CONTAG até quarta-feira (01/12) e, de acordo com o universo de famílias desenquadradas, tomar as devidas providências.

Quanto ao processo de transição da DAP para o CAF, a CONTAG destacou o atraso no processo de capacitação das pessoas responsáveis pelo acesso ao sistema e os possíveis impactos no atendimento aos(as) agricultores(as) familiares. A Confederação sugeriu um processo de transição, onde os dois sistemas deverão funcionar concomitantemente, entre janeiro a junho de 2022. A ministra e sua equipe confirmaram o atendimento a demanda da CONTAG e informaram que a Portaria 242/2021 será ajustada.

“Todas as iniciativas vêm para modernizar, simplificar e melhorar o acesso. Nada é para deixar os(as) produtores(as) sem acesso ao crédito. Vocês podem ficar tranquilos”, disse a ministra Tereza Cristina.

O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, expôs os problemas gerados por conta da estiagem, principalmente a perda de lavouras de milho; a falta de recursos no Banco do Brasil para o Mais Alimentos; o aumento do preço dos insumos, com o impacto maior nas cadeias do arroz, leite e frango; e que mais de 200 propostas do crédito fundiário estão paralisadas, com apenas uma pessoa analisando.

A ministra informou que o Ministério criou hoje um grupo para discutir a questão dos insumos. Explicou que esse problema tem relação com a escassez mundial na oferta dos produtos, com a alta do dólar e com o desinvestimento no setor por conta da legislação ambiental. Os representantes do ministério fizeram o compromisso de analisar a situação e ver que medidas podem ser tomadas.

A Diretoria da CONTAG avaliou positivamente a abertura do ministério para tratar desses assuntos e aguarda a nova reunião agendada para essa terça-feira (30), com a equipe técnica da Secretaria da Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) e equipe de Política Agrícola da CONTAG para analisar o encaminhamento das demandas. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico