Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
Plano Safra e GTB foram os temas principais dos Coletivos de Agrícola, Sociais e Meio Ambiente
WhatsApp

17 de Março de 2023


Comunicação: Arte - Fabris Martins
TEMAS RELACIONADOS:
contag
gtb
plano safra

A pauta do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023-2024 e do Grito da Terra Brasil (GTB 2023) foram os principais temas debatidos nos Coletivos da CONTAG de Política Agrícola, de Políticas Sociais e de Meio Ambiente que aconteceram nesta semana do dia 15 a 17 de março, por meio de plataforma virtual. 

O Coletivo de Política Agrícola aprofundou sua análise sobre a promoção e inclusão produtiva, como o fomento, e mais robustez nas linhas de crédito principalmente para o Pronaf B, fortalecimento da assistência técnica de qualidade, melhor acesso aos mercados (PAA, PNAE e outros), cooperativismo e seguros, além da produção para estoque de alimentos.

“Diante do atual momento de crise, resultado dos desmontes de direitos e políticas públicas nos últimos 06 anos, cabe a nós, enquanto entidade sindical de representação dos trabalhadores agricultores e agricultoras familiares, propor e negociar junto ao governo Lula, caminhos que fortaleçam a produção de alimentos para combater à fome”, compartilha a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.


O Coletivo de Meio Ambiente, debateu e propôs mecanismos de promoção da sustentabilidade social, econômica e ambiental, no Plano Safra, em especial nas linhas de crédito rural do ABC+. Destaca-se a proposta da inclusão de PSA, pagamentos de serviços ambientais, como ferramenta de desenvolvimento sustentável e de resiliência as mudanças climáticas.

Segundo Sandra Paula Bonetti, estamos em um momento chave, onde as questões ambientais são centrais para desenvolvimento do Brasil. “A sustentabilidade ambiental deve ser um dos alicerces do Plano Safra, pois  não podemos pensar em desenvolver a Agricultura Familiar brasileira sem observar os cuidados com o Meio Ambiente, principalmente hoje que sabemos que as mudanças climáticas afetam diretamente a vida dos povos do campo, da floresta e das águas”, frisou.  


O Coletivo de Meio Ambiente também celebrou o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas (16 de março), apresentando a parceria entre a CONTAG e Instituto Clima e Sociedade (ICS), que visa o fortalecimento do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) na defesa da Agricultura Familiar como estratégia central para combate as mudanças climáticas.

Já o Coletivo de Políticas Sociais aprofundou o debate sobre 4 temáticas que devem fortalecer a pauta GTB (Previdência Social, Educação do Campo, Promoção da Saúde e Proteção Infanto Juvenil). A partir da análise, aponta-se para a necessidade de: assegurar maior estabilidade nas plataformas do INSS que oferecem os serviços digitais (SAG/GERID/INSS DIGITAL e MEU INSS); adotar medidas, em caráter de urgência, que possam reduzir o tempo de espera dos segurados(as) por uma resposta aos pedidos de benefícios; reforma e construção de novas escolas no campo; ampliar as ações do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera); reconhecer a Pedagogia da Alternância; incorporar na Política Nacional de Saúde do Trabalhador(a) as propostas da Câmara Técnica do Conselho Nacional de Saúde; ampliar e fortalecer a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF); descontingenciar os recursos do Fundo Nacional de Direito da Criança e do Adolescente e fortalecer as ações de combate a violência sexual contra Crianças e Adolescentes e o combate ao Trabalho Infantil. 

“Atender a pauta do Grito da Terra Brasil é um importante passo para a efetivação das políticas sociais no campo que visam promover o bem viver dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares e o desenvolvimento do Brasil”, firma a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues. 


 


 Comunicação CONTAG - Barack Fernandes




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico