Neste mês, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) apoia a campanha Novembro Azul, dedicado à conscientizar sobre o câncer de próstata, o segundo mais frequente entre os homens brasileiros.
Com o mote “A prevenção é uma verdadeira atitude de homem”, é ressaltada a importância dos cuidados primários e exames preventivos para vencer o câncer de próstata.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve registrar cerca de 72 mil novos casos de câncer de próstata entre 2023 e 2025. Para 2024, o Inca estima que serão 71 mil novos casos.
“Diante de números tão preocupantes, a CONTAG reforça a importância da campanha Novembro Azul, fazendo o alerta a população do campo, da floresta e das águas, principalmente aos homens, para ficarem atentos aos sintomas e realizarem os exames periodicamente”, afirma o secretário da Terceira Idade da CONTAG, Antonio Oliveira.
Os principais indícios de um possível problema na próstata é a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen.
No entanto, câncer próstata é conhecido como uma doença silenciosa, com desenvolvimento lento e assintomático. Por isso, a importância de verificar o histórico familiar, bem como fazer avaliação precoce
Homens a partir dos 45 anos que tenham histórico da doença na família, ou 50 anos sem este fator de risco, devem se consultar com urologista, médico especialista em saúde masculina. O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (lista de coberturas obrigatórias para usuários de planos de saúde) inclui procedimentos como consultas, exames, terapias e cirurgias, para detecção e tratamento da doença.
“Por preconceito, medo ou desconhecimento, muitos homens preferem não falar sobre o câncer de próstata. Precisamos acabar com esse tabu, romper essas barreiras e fazer exames regularmente. Homem rural cuide da sua saúde e da sua vida. A prevenção é a nossa maior arma no combate ao câncer de próstata”, destaca o secretário.
Nos casos de detecção inicial do câncer de próstata, a possibilidade é de até 90% de cura. Procure um médico e cuide-se. A prevenção é uma verdadeira atitude de homem!
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG, com informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar