A campanha Novembro Azul é realizada em todo o País anualmente com o objetivo de conscientizar a população, principalmente os homens, sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Esse é o tipo de câncer mais frequente entre homens, depois do câncer de pele. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), serão 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022.
Diante de números tão preocupantes, a CONTAG reforça a importância da campanha Novembro Azul, fazendo o alerta aos povos do campo, da floresta e das águas, principalmente aos homens, para ficarem atentos aos sintomas e realizarem os exames periodicamente, pois o diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental, reforçou o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto.
Alguns fatores de risco, como a idade, o histórico de câncer na família, o sobrepeso e obesidade, podem contribuir com o surgimento do tumor. No entanto, hábitos saudáveis são grandes aliados na prevenção, como manter alimentação saudável, o peso corporal sob controle, praticar atividades físicas, não fumar e nem consumir bebidas alcoólicas. Portanto, se sentir dificuldades de urinar, sangue na urina, diminuição do jato, necessidade urinar mais vezes durante o dia ou à noite, procure um médico.
Embora seja uma doença comum, por preconceito, medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não falar sobre o câncer de próstata. Mas é preciso romper essas barreiras e, se necessário, fazer o exame. Homem rural cuide da sua saúde e da sua vida. A prevenção é a nossa maior arma no combate ao câncer de próstata, destacou a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi