A agenda desta semana da Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG foi marcada por uma série de reuniões políticas com diferentes organizações e autoridades internacionais, em encontros que aconteceram em Bilbao, no País Basco.
A Confederação foi representada pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, que também é presidente da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM). Nos dias 20 e 21, o dirigente esteve com representantes de organizações que integram a Coalizão Internacional de Terras (ILC) para debater e contribuir com propostas no processo de construção da Plataforma Global sobre Agricultura Familiar que esta organização coordena.
A Plataforma busca articular e promover ações de fortalecimento de organizações da Agricultura Familiar em todo o mundo, e também tem como grande eixo de trabalho o tema do direito à terra e à governança das terras centradas nas pessoas, principalmente nos agricultores e agricultoras familiares, camponeses e camponesas, e comunidades indígenas. Sendo, assim, um instrumento que impulsiona alguns pilares fundamentais da Década da Agricultura Familiar em vigência.
Na quarta-feira (22), o encontro foi com a Diretoria do Fórum Rural Mundial (FRM), organização que Alberto Broch é vice-presidente. Nesta ocasião, a Diretoria aprovou propostas para o plano de trabalho da entidade para o período de 2023 a 2025, entre outros documentos de gestão interna, que foram referendados e aprovados na Assembleia Geral do FRM, ocorrida no mesmo dia. “Foram diversas as ações incluídas nesse planejamento de trabalho, muitas delas voltadas para as diretrizes da Década da Agricultura Familiar. Outro destaque do plano é a realização da Conferência Mundial da Agricultura Familiar pelo FRM, que está prevista para acontecer em março de 2024”, explica o dirigente.
As últimas atividades da agenda em Bilbao ocorreram nesta quinta-feira (23), com um grande encontro, na parte da manhã, entre redes de organizações de distintos continentes, como a ROPPA da África, a PDRR da América Central, a PIFON, do Pacífico, a COPROFAM pela América do Sul, entre outras. Os(as) representantes dessas entidades se reuniram neste momento com uma autoridade responsável pelo diálogo das organizações com a União Europeia, bloco que financia projetos em distintas partes do mundo.
No período da tarde, Alberto Broch teve a oportunidade de realizar uma importante reunião particular com esta mesma autoridade, com a intenção de apresentar a ele projetos da América do Sul, especialmente da CONTAG e da COPROFAM.
“Com toda certeza foi uma semana muito intensa e bem aproveitada. Tivemos bons resultados e importantes encaminhamentos políticos para os temas pelas quais nossas organizações trabalham nos territórios em que atuam”, avaliou o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG.
Fonte: Gabriella Ávila – jornalista da COPROFAM. Edição: Comunicação da CONTAG