Ao longo desta semana, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, que também é o presidente da Coprofam e vice-presidente do Fórum Rural Mundial, participou de várias atividades em Vitoria-Gasteiz, município da Espanha, na comunidade autônoma do País Basco.
Uma das agendas foi a primeira reunião do ano da Diretoria do Fórum Rural Mundial, onde foi feito um grande balanço das ações de 2024 e um planejamento de atividades para este ano. “Foi uma reunião intensa, de vários dias de planejamento, com participantes das redes que fazem parte da Diretoria, juntamente com o presidente do FRM, Martín Uriarte, bem como as organizações filiadas localizadas na África, Ásia, América Latina, Europa e da Oceania”, explicou Broch.
Segundo o dirigente da CONTAG, também foram realizadas reuniões paralelas com as organizações presentes, discutindo os projetos que serão apresentadas ainda esse ano, entre eles, a Pré-COP, que o FRM vai fazer em Brasília na primeira semana de junho desse ano. “O objetivo é articular toda a estratégia desta grande ação e projetar as nossas ações da agricultura familiar na COP30, em Belém/PA, tendo em vista que a crise climática e o financiamento são uma grande prioridade do Fórum Rural Mundial, especialmente para colocar a agricultura familiar como parte da solução de todos esses problemas do clima. Essa agenda foi muito importante, a CONTAG teve um protagonismo muito grande nesta reunião e, principalmente, no planejamento das próximas atividades desse e dos próximos anos”, avaliou Broch.
Por Verônica Tozzi, Assessoria de Comunicação da CONTAG