Aumentar o reconhecimento do papel fundamental da agricultura familiar na transformação dos sistemas alimentares, na sustentabilidade do planeta e na redução das desigualdades. Estes foram os principais objetivos que reuniram representantes de aproximadamente 55 países e organizações do campo em Vitoria-Gasteiz, na Espanha, para a 8ª Conferência Global do Fórum Rural Mundial.
“Essa foi a principal conferência no mundo, em 2024, sobre agricultura familiar e serviu para reafirmar o papel da agricultura familiar para a produção de alimentos saudáveis, para fazer frente ao combate à fome, a miséria e as desigualdades”, afirma o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, presente no evento.
Realizada de 19 a 21 de março, a conferência realizou um debate que fez o balanço sobre a Década da Agricultura Familiar, os avanços e os desafios que surgem com o avançar dos anos; as inovações tecnológicas; e as mudanças de paradigmas que cercam a agroecologia. Além de ter envolvido questões sobre a participação das mulheres e dos jovens na agricultura.
“Eu gostaria de fazer uma ressalva que a Marcha das Margaridas e o Festival da Juventude, realizados pela CONTAG, tiveram destaque, principalmente o encontro da juventude do ano passado que teve o documento ratificado neste fórum. A partir da aprovação se iniciará uma grande campanha para chegar à ONU a realização do dia mundial sobre a juventude rural”, complementou o vice-presidente.
Participaram representantes de organizações sociais e de países como Brasil, Paraguai, Uruguai, Alemanha, Espanha, União Africana, União Europeia, República Dominicana, Madagascar, Filipinas, entre outros.
“A CONTAG teve um papel de destaque, participando em diversas mesas, além de também ter tido a oportunidade de realizar reuniões bilaterais importantes com outras organizações e redes presentes na conferência.”
Assembleia Geral Ordinária do FRM
Ainda nesta sexta-feira (22), foi realizada a Assembleia Geral Ordinária do Fórum Rural Mundial, que aprovou a prestação de contas e ações realizadas, estabeleceu metas e ações para o próximo mandato e elegeu a nova diretoria para o próximo período. Foram reeleitos o presidente Martín Uriarte (KONFEKOOP) e o vice-presidente Alberto Broch.
"Estou muito contente por ter sido reeleito por unanimidade, é uma honra pra mim, para a CONTAG e para a Coprofam. Agradeço muito a confiança e junto com os meus colegas de diretoria iremos fazer um excelente mandato para corresponder as expectativas que todos têm pela nossa história", destacou Broch.
Fonte: Comunicação CONTAG – Malu Souza