Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
3ª MOSTRA NACIONAL DA PRODUÇÃO DAS MARGARIDAS    16 A 18 DE AGOSTO DE 2024 - BRASÍLIA/DF    SAIBA MAIS
COOPERATIVISMO
Curso de Cooperativismo em língua portuguesa é lançado para estudantes do Brasil em aula magna virtual
WhatsApp

05 de Julho de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
cooperação
cooperativismo
Coprofam
curso
economia solidária

Começou oficialmente a segunda edição do curso virtual de Cooperativismo e Associatividade em língua portuguesa, que acontecerá neste semestre a partir de mais uma parceria da COPROFAM com a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), organização do Brasil.

Assim como sua versão em espanhol, iniciada em junho, o curso tem como foco capacitar dirigentes e agricultores(as) familiares associados(as) à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), afiliada brasileira da COPROFAM, nas principais diretrizes para consolidar e impulsionar o cooperativismo nos territórios rurais.

Denominado “Curso de Gestão e Governança do Cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária”, a atividade é viabilizada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), através do Programa Diálogos para Transformações Rurais (PDRT) firmado com a COPROFAM. Serão 120 horas de aulas virtuais, que acontecerão na plataforma especializada em ensino à distância INFOCOS entre julho e novembro deste ano, e que serão certificadas pela Universidade de Brasília (UnB).

Aula magna de lançamento

Para lançar o curso oficialmente, foi preparada uma aula magna com todos os alunos e alunas inscritos(as) e convidados(as) das organizações envolvidas, que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 2 de julho, na plataforma Zoom com transmissão ao vivo pelo Youtube. A data escolhida para esse lançamento dialoga com “Dia Internacional do Cooperativismo”, que foi celebrado neste sábado (03). Para ministrar uma breve aula durante o ato, foi convidado o professor João Cláudio Tupinambá Arroyo, pesquisador em Economia Solidária pela Universidade Federal do Pará.

Mas, antes deste momento didático, abriu-se espaço para uma mensagem das organizações envolvidas no processo de consolidação do curso, começando pela COPROFAM, representada por seu presidente Alberto Broch. Em sua intervenção ele afirmou: “A organização da produção é fundamental para nós que prezamos tanto pelo fortalecimento da agricultura familiar, e que entendemos que só ela é capaz de fazer frente à soberania e segurança alimentar. Estamos em plena vigência da Década da Agricultura Familiar das Nações Unidas, e muito empenhados em fazer que essa agricultura possa ser cada vez mais reconhecida, valorizada e capaz de enfrentar as dificuldades para produzir comida de boa qualidade para nossos povos”, disse. “Não fortaleceremos o setor se não investirmos em cooperativismo sólido”, concluiu o presidente.

Levando uma mensagem do FIDA, participou Claus Reiner, diretor do Fundo para o Brasil, que comentou como a entidade enxerga o cooperativismo. “O FIDA está muito orgulhoso de estar associado a esse curso, pois isso é o coração do nosso trabalho. Trabalhamos somente com pequenos produtores, principalmente organizados, pois por definição o produtor pequeno sozinho não tem força para competir no mercado. Mas organizados podem produzir melhor, comprar, vender e processar os próprios produtos, todas as atividades que agregam valor à produção”, afirmou em sua intervenção.

Outra entidade convidada para o ato foi o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que está impulsionando o curso de Cooperativismo e Associatividade em espanhol. Sua representante Fátima Almada compartilhou informações sobre este curso, que tem metodologia muito semelhante ao inaugurado hoje, e que em um processo paralelo visa contribuir para fortalecer o cooperativismo em outros países da América Latina.

Intercalado aos discursos, foram exibidos depoimentos de pessoas que participaram da primeira edição do curso contando suas experiências. Finalmente, o professor João Cláudio Arroyo, deu uma aula com foco nos desafios da conjuntura para o cooperativismo, enfatizando a questão da cultura democrática, o papel da formação, em particular da educação popular, e o desafio da agricultura familiar diante dos novos canais de mercados, buscando mais viabilidade e sustentabilidade. “Nada que é grande começou grande. Tudo que é grande um dia foi pequeno. Mas conseguiu agregar, somar gente e criar força pra poder avançar. Isso é a disposição de ser sujeito desse processo”, afirmou o professor.

Mais sobre o curso “Curso de Gestão e Governança do Cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária”

- 517 inscritos no curso

- 230 homens, 45%

- 275 mulheres, 53%

- 164 jovens 32% (até 32 anos)

- De 130 municípios brasileiros. FONTE: Correspondente da COPROFAM - Gabriella Avila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico