Todos os diretores e diretoras da COPROFAM, dirigentes de todas as organizações afiliadas, estiveram nesta semana em Rosário, na Argentina, para uma grande agenda política da Confederação. O encontro marcou a primeira reunião presencial do ano da Diretoria, que contou com uma programação intensa, onde se fez a prestação de contas do último período, a aprovação das próximas atividades e do Plano Orçamentário Anual e outros encaminhamentos importantes.
A reunião aconteceu na sede da Federação Agrária Argentina, e começou na manhã desta quarta-feira, dia 30, com os primeiros debates do grupo, teve continuidade nesta quinta-feira, e foi encerrada com a Assembleia Geral Ordinária da COPROFAM, onde foram oficializados todos os compromissos estabelecidos.
O presidente Alberto Broch, que também é o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, aponta a importância deste encontro na Argentina: Além de estarmos reunidos com todas as afiliadas, também foi um momento de conversarmos sobre esse período de grande dificuldade que a Agricultura Familiar está enfrentando em todos os sete países, seja por problemas climáticos ou por falta de políticas públicas. Também aprovamos o nosso Planejamento para o ano de 2022. Esse diálogo foi importante para reunirmos nossas esperanças e forças para continuar lutando para vencer essas adversidades e desenvolver o setor de forma próspera, disse o dirigente.
Pecuária Familiar Resiliente
O diretores e diretoras da COPROFAM também acompanharam nessa semana a Conferência sobre Pecuária Familiar Resiliente, atividade ligada ao Projeto que a afiliada Comissão Nacional de Fomento Rural do Uruguai (CNFR) trabalha com o programa Euroclima.
O principal objetivo da Conferência foi apresentar os resultados alcançados no marco desse interessante projeto, que trouxe oportunidades para o setor de pequena produção pecuária do país. Além dos membros da COPROFAM, participaram também representantes dos Institutos de Pesquisa do Uruguai e Argentina, e outras organizações/instituições envolvidas com a temática.
FONTE: Correspondente da COPROFAM - Gabriella Avila