Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Vice-presidente da CONTAG visita organizações parceiras no Paraguai e cumpre importante agenda política no país
WhatsApp

29 de Abril de 2022


Eder Villalba
TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
Coprofam
Década da Agricultura Familiar
Mercosul
relações internacionais
Relações Internacionais

A Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG está retomando aos poucos as atividades presenciais e, nesta semana, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, esteve em Assunção, capital do Paraguai, entre os dias 26 e 29 de abril, onde participou de diversas atividades políticas importantes para o contexto da Agricultura Familiar da América do Sul.

Na ocasião, o dirigente visitou a Organização Nacional Campesina (ONAC) e a União Agrícola Nacional (UAN), organizações parceiras da CONTAG e membros da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM), presidida pela CONTAG. Também esteve em reuniões com o governo paraguaio, tratando da próxima Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), com cooperativas locais de produtores(as) familiares e com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), importante agência de cooperação da região.

Uma das primeiras agendas do vice-presidente no Paraguai foi a Plenária Nacional da ONAC, que promoveu um encontro de lideranças e dirigentes de base da ONAC e UAN. A programação contou com palestras e debates sobre temas da atual conjuntura, e também a participação de representantes do governo local, como a presidenta do Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e da Terra (Indert), Gail González Yaluff. Alberto Broch foi um dos palestrantes na Plenária, e apresentou um panorama geral da situação econômica, política e social da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AFCI) na região da América do Sul, bem como quais os desafios que se apresentam para o desenvolvimento sustentável do setor frente a essa conjuntura.

Audiência com o ministro da Agricultura do Paraguai

Outra agenda de grande importância política durante visita de Broch ao Paraguai foi sua participação em uma audiência das lideranças da ONAC e UAN com o ministro da Agricultura do país, Santiago Moisés Bertoni, que teve como tema central a preparação da próxima REAF Mercosul, que neste semestre está sob presidência pró-tempore do Paraguai e prevista para acontecer em junho em Assunção. Essa edição da REAF tem como desafio construir um Plano Regional de Ação para a Década da Agricultura Familiar, além de continuar avançando em outros temas permanentes da Reunião.

Em outro momento, o presidente e os companheiros Gabino Medina, presidente da ONAC, e Calixto Zarate, presidente da UAN, foram até a sede do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Paraguai para uma reunião que envolveu tanto os diretores locais do Instituto quando os diretores da sede mundial do IICA, na Costa Rica, que participaram do encontro por videoconferência, além de outros atores importantes para as articulações que a COPROFAM tem com a entidade.

Visita ao IICA

Também fez parte da programação do dirigente da CONTAG uma visita a três cooperativas paraguaias que estão no projeto de fortalecimento de experiências do cooperativismo latino que a Confederação está trabalhando junto à AgriCord com recursos da União Europeia. Alberto Broch reuniu-se com diretores dessas cooperativas e conversou sobre o andamento do projeto. “Saí dessas reuniões muito contente ao constatar que todas as cooperativas estão cumprindo bem sua parte no projeto”, comentou o dirigente.

Em uma avaliação geral da visita ao Paraguai, Broch afirma: “Essa visita às organizações parceiras paraguaias, afiliadas à COPROFAM, superou as minhas expectativas e atingiu muitos objetivos. Conversamos com dirigentes sindicais, com o governo paraguaio e com uma agência de cooperação, e isso certamente foi muito importante para o nosso projeto de fortalecimento da agricultura familiar, camponesa e indígena regional sob a égide da Década. Agradeço a recepção dos companheiros e companheiras do Paraguai e seguimos juntos”.



FONTE: Correspondente da COPROFAM - Gabriella Avila. Edição: Comunicação da CONTAG.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico