Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CONTAG visita Cooperativas no Peru em atividade de intercâmbio de experiências do Projeto FO4LA
WhatsApp

29 de Setembro de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
cooperativismo
fo4la

Ao longo de toda essa semana, uma delegação composta pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, pela secretária de Mulheres, Mazé Morais, e por representantes de três cooperativas brasileiras – COOPERBAC, da Bahia, COOPONTAL, de Pernambuco, e COOPERXIQUE, do Rio Grande do Norte - esteve no Peru para o último intercâmbio de experiências do Projeto FO4LA.



Este é um projeto que visa fortalecer o Cooperativismo e o Associativismo em países da América do Sul, coordenado pela Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM), organização internacional da qual a CONTAG é membro.  E financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O FO4LA envolveu 12 cooperativas de quatro países: Brasil, Bolívia, Paraguai e Peru. 

No Peru, foram visitadas, entre os dias 25 e 28, as cooperativas Aguilayoc e Alto Urubamba, localizadas em Quillamba, município do Departamento de Cusco. Além de organizarem agricultores e agricultoras familiares que produzem café e cacau nas comunidades rurais locais, elas também desenvolvem um trabalho com produção de bioinsumos para uso dos agricultores(as), e um sistema rotativo para  possibilitar a produção de suínos por famílias associadas. 



Essas duas cooperativas foram beneficiadas com recursos do FO4LA e assistência técnica para desenvolverem planos de negócio para aplicação desses recursos, visando as melhorias necessárias para desenvolver o trabalho cooperativo na região e a melhoria de renda das famílias agricultoras. No Brasil, as três cooperativas nordestinas mencionadas anteriormente também passaram pelo mesmo processo ao longo desse ano.  Atualmente, as 12 cooperativas participantes cumprem a última etapa prevista no FO4LA, de intercâmbio de experiências entre todas elas com visitas aos países.

Experiências peruanas

Ao longo dos quatro dias de viagem, a delegação pôde visitar as instalações das cooperativas, conhecer as infraestruturas onde são produzidos os bioinsumos, e ir até algumas propriedades familiares de associados e associadas. Em todos esses momentos, puderam conversar com os companheiros e companheiras peruanos(as) sobre suas rotinas de trabalhos e suas dificuldades. E principalmente, observar a importância do cooperativismo para fortalecer o trabalho dessas famílias rurais. 

“Foi muito importante para mim ver de perto a história de luta e resistência dos irmãos e irmãs do Peru. Vimos que lá a questão das políticas públicas específicas e a garantia de direitos é mais desafiadora. Mas emociona ver a resistência, força, coragem e determinação desse povo, apesar de todas as dificuldades”, comenta Mazé sobre a experiência, e completa:  “Volto muito energizada e com a certeza de que vale a pena continuarmos lutando pelas políticas públicas e pela garantia dos direitos dos nossos povos, no Brasil e no mundo”.

Alberto Broch ficou impressionado com aspectos geográficos da região visitada. “É uma região de montanhas, uma tipografia muito distinta das nossas no Brasil, e pudemos ver as dificuldades que os agricultores e agricultoras passam para ter acesso a estradas e escoar as produções. Mas organizadas em cooperativas, elas apresentam mais chances de prosperar em suas atividades”, observou o vice-presidente da CONTAG, que também é presidente da COPROFAM.

Além de conhecer o sistema de crédito rotativo desenvolvido pelas cooperativas para a criação de suínos, outra experiência apresentada aos participantes do intercâmbio foi a de produção de bioinsumos a partir de rochas que possuem nutrientes para adubamento, com uma visita à fábrica própria que produz a farinha das rochas para esse uso.



A delegação da COPROFAM, que além dos brasileiros(as) também tinha representantes da Bolívia e do Paraguai, foi ainda recebida por autoridades de Quillamba. E tiveram momentos para dialogar com representantes do FIDA, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que financiou esse projeto e também investe em outros em diversos países.

“Foi um intercâmbio extremamente positivo, que promoveu uma verdadeira integração latino-americana no âmbito do Cooperativismo e também do Movimento Sindical”, avaliou o vice-presidente da CONTAG.  



Fonte: Comunicação CONTAG e COPROFAM - Gabriella Avila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico