Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Cooperativas do Rio Grande do Norte e da Bahia compartilham experiências em intercâmbio internacional promovido pela COPROFAM e CONTAG
WhatsApp

01 de Junho de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
cooperativismo
fo4la

Catorze pessoas de diferentes países da América do Sul desembarcaram em Natal no último domingo, 28, para vivenciarem uma semana de intercâmbio de experiências em Cooperativismo, proporcionado pelo Projeto FO4LA da Confederação de Organizações de Produtores da Agricultura Familiar  (COPROFAM), organização internacional da qual a CONTAG é membro. As cooperativas que recebem a delegação no Brasil são a COOPERXIQUE, de Mossoró – RN, e a COOPERBAC, de Barra do Choça – BA, e o intercâmbio foi dividido em duas etapas, para que a delegação fosse aos dois estados.

O grupo é composto por pessoas que trabalham nas cooperativas participantes do FO4LA, localizadas na Bolívia, Peru e Paraguai, ou são ligadas a sindicatos da Argentina, Chile e Uruguai que também integram a COPROFAM. Além do vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, e da secretária de Política Agrícola, Vânia Marques, que representaram a Confederação na atividade.

O intercâmbio teve início em Natal, na segunda-feira (29), com uma visita ao Mercado da Agricultura Familiar. A delegação foi recepcionada pela FETARN e pela direção da Unicafes/RN. Durante a visita, os membros conheceram de perto as instalações do mercado e dialogaram com as pessoas que comercializam seus produtos nas áreas de frutas, orgânicos, hortifrútis, produtos beneficiados, artesanato e praça de alimentação. Após conhecerem todos os espaços do Mercado da Agricultura Familiar, os visitantes participaram de uma mesa de diálogo com as entidades presentes, com o objetivo de compartilhar informações, realizar apresentações institucionais, trocar experiências e impressões sobre a visita.


Neste momento de apresentações, o coordenador Regional Nordeste da Contag, Manoel Cândido da Costa, fez um breve histórico sobre o Mercado da Agricultura Familiar do RN, destacando sua relevância nas lutas travadas pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Ele ressaltou que essas lutas, junto aos governos federal e estadual, duraram mais de 16 anos para tornar o mercado uma realidade inédita no estado e uma das poucas entre as centrais da agricultura familiar do Brasil na época. Manoel afirmou que a luta do MSTTR foi justificável e necessária devido à importância do Mercado da Agricultura Familiar enquanto canal de comercialização para os agricultores familiares, diante dos desafios enfrentados pela categoria para atuar nos espaços de mercado e atender à demanda por alimentos saudáveis e em quantidade.

Por sua vez, o presidente da FETARN, Erivam do Carmo Silva, falou sobre a parceria importante que vem sendo mantida entre a Federação e a Unicafes. Essa aliança busca favorecer processos de beneficiamento e comercialização, suprindo, aos poucos, parte da falta de investimentos em infraestrutura produtiva, beneficiamento, armazenamento, transporte e preços remuneradores. Além disso, busca facilitar o acesso a políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (PECAFES) e outros programas sociais, como saúde, educação e previdência. Erivam ressaltou os grandes desafios que ainda existem para suprir a falta de uma renda que garanta uma vida digna no campo, dificultando a permanência das famílias na zona rural, mas destacou que novas perspectivas estão surgindo.


A proposta do intercâmbio de possibilitar aos visitantes terem uma visão diferente sobre a produção, beneficiamento intercâmbio foi bem avaliada por Vânia Marques. Ela enfatizou a necessidade de acesso aos canais de comercialização por parte das cooperativas, mencionando que no Rio Grande do Norte é possível observar experiências desses canais que permitem uma melhor inserção e divulgação dos produtos, que chegam aos consumidores por meio de lojas próprias e espaços de comercialização, identificados por embalagens padronizadas e certificação orgânica, o que é extremamente importante.

Na terça-feira, dia 30, a delegação foi a Mossoró, e visitou a sede da Cooperxique, conhecendo sua estrutura e participando de uma roda de diálogo e apresentações sobre a organização, gestão, linhas de ação e principais resultados do plano de negócio apoiado pelo projeto FO4-LA. A apresentação institucional da Cooperativa destacou sua capacidade de comercializar produtos agroecológicos e sua forma de fomentar e articular ações em rede, baseadas nos princípios da agroecologia, feminismo e economia solidária, e abordou ainda as formas das participações nos mercados institucionais, como o PAA, PNAE e PECAFES, como forma de viabilizar a venda da produção de diversos agricultores familiares.


Neste mesmo dia, parte da tarde, a delegação se dirigiu ao Assentamento Mulunguzinho, na zona rural de Mossoró, para visitar a unidade de beneficiamento de polpa de frutas, que realiza o processamento das frutas produzidas nos quintais produtivos. Além de conhecer a infraestrutura dessa fábrica própria, o grupo participou de uma roda de apresentações e relatos rápidos sobre as experiências de cada país. 

Destaque para os relatos das mulheres do Assentamento Mulunguzinho, que compartilharam as transformações econômicas, socioambientais e políticas ocorridas na região. Detalharam ainda o enriquecimento dos quintais para aumentar a produção de alimentos, a criação de uma horta coletiva no assentamento, a formação de um grupo de apicultoras e a produção de mel e polpas de frutas. Também foi mencionado o sucesso do "Gold da Paz", um grupo autogestionado de microcrédito comunitário protagonizado por mulheres, que se reúne semanalmente em assembleia para administrar coletivamente suas poupanças e deliberar sobre questões relacionadas ao funcionamento do grupo. 

As ultimas atividades em Mossoró aconteceram no dia 31, com a visita a um jovem produtor de hortaliças orgânicas, que também é associado da COOPERXIQUE, e logo após o grupo embarcou para a segunda etapa do intercâmbio, com destino à Vitória da Conquista, na Bahia, onde está o aeroporto mais próximo de Barra do Choça, destino final da delegação. E nesta quinta-feira, 1º de junho, acontecerá a visita à sede da COOPERBAC, cooperativa especializada em cafés. 

A programação é semelhante à da primeira etapa, com momentos para a diretoria da COOPERBAC apresentar a organização aos intercambistas e dialogar com eles sobre gestão, linhas de ação e outros aspectos relevantes no âmbito do Projeto FO4LA. A partir dos recursos desses projetos, esta cooperativa conseguiu promover melhorias para o acesso de seus produtos aos mercados, com registro de marca e novas embalagens, além de contribuir para a certificação de alguns produtores associados.

Na sexta-feira, último dia do intercâmbio, o grupo de gestores de cooperativas e dirigentes internacionais visitará algumas propriedades de cafeicultores associados, para dialogarem mais sobre suas dinâmicas de produção e relação com a COOPERBAC. A atividade se encerra com um jantar de confraternização e um momento para partilha das impressões de todos(as) os(as) envolvidos nesses cinco dias de intercâmbio.

O que é o Projeto FO4LA?

O FO4LA é uma iniciativa gerida pela COPROFAM e financiada pela União Europeia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que busca fortalecer o cooperativismo na agricultura familiar, e para isso, selecionou 12 cooperativas de quatro países – Brasil, Bolívia, Peru e Paraguai - para receberem recursos financeiros que possibilitassem melhorias aos seus sistemas e seus cooperados. No Brasil as cooperativas participantes são a COOPERXIQUE e a COOPERBAC, já mencionadas, e a COOPONTAL, localizada em Petrolina – PE.

As 12 cooperativas precisaram apresentar planos de negócio que justificassem os investimentos no primeiro momento, e agora, com os recursos aplicados, compartilham os resultados entre si, em atividades como esse intercâmbio, e com as demais organizações filiadas a COPROFAM. Além desse intercâmbio no Brasil, também aconteceu uma visita às cooperativas do Paraguai, entre 3 e 5 de maio, da qual gestores das cooperativas brasileiras participaram. 

Alberto Broch, vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag e também presidente da COPROFAM, comenta sobre o impacto do FO4LA: “É muito rica essa oportunidade de investir em melhorias para os negócios e ainda conhecer mais sobre o cooperativismo em outros países, outras realidades. Por vezes as experiências vividas em um país podem ser aplicadas em outro, e isso já gera mais transformações positivas. Estamos muito contentes com os resultados obtidos pelo FO4LA, e com expectativa de estender esse projeto para impactar outras cooperativas”, afirmou Broch.


Fonte: Gabriella Avila, jornalista da COPROFAM, com informações de Gilberto Silva,  assessor Regional Nordeste da CONTAG 



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico