Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÍCOLA
Biodiversidade, sujeitos e políticas públicas nos intercâmbios promovidos pela CONTAG
WhatsApp

14 de Outubro de 2024



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
cooperativismo
intercâmbio
política agrícola

A Secretaria de Política Agrícola da CONTAG realizou intercâmbios regionais com o envolvimento das Federações e Sindicatos para tratar do tema organização da produção e acesso aos mercados. O foco principal foi conhecer o trabalho das organizações associativas e cooperativas, oportunizando a troca de experiências com o sindicalismo e fortalecendo a organização da produção e acesso aos mercados pela agricultura familiar.

As atividades ocorreram de julho a outubro e permitiram que lideranças e técnicos das entidades dos 26 estados e Distrito Federal conhecessem diversas experiências exitosas de organização coletiva dos agricultores e agricultoras familiares.

Intercâmbios Realizados

1. Região Norte: o primeiro intercâmbio ocorreu em Rio Branco/AC, com visita à Cooperacre – Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre, que foca suas atividades em produtos extrativistas da sociobiodiversidade como borracha e castanha do Brasil, além de polpa de frutas. De acordo com a Diretoria, o trabalho é feito com apoio da Fetacre e dos Sindicatos filiados. Já em Porto Velho/RO, a visita ocorreu no Projeto RECA – da Associação dos Pequenos Agrossilvicultores e Cooperativa Agropecuária e Florestal, cujo trabalho é realizado com jovens formados em cursos técnicos na modalidade de alternância, geralmente filhos(as) das famílias que fornecem a matéria-prima para a fabricação de polpas de frutas, bem como sementes para extração e manufatura de óleos essenciais. O projeto também promove a reciclagem de resíduos através da compostagem que é usada no preparo de mudas. 



2. Região Nordeste: o segundo intercâmbio aconteceu em Alagoas, envolvendo visitas à COOPAQ – Cooperativa dos Agricultores Qualificados em Matriz de Camaragibe, à COOPAIBA - Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu e à Feira da Agricultura Familiar da FETAG-AL, em Maceió. Os(as) participantes conheceram o processo de comercialização direta ao consumidor e o desenvolvimento da cadeia produtiva do coco e seus derivados.



3. Regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste: o último intercâmbio reuniu participantes entre os dias 08 e 10 de outubro, em Montes Claros/MG. O grupo conheceu a COOPROHPEN - Cooperativa de Produtores de Hortifrutigranjeiros da Região do Pentáurea, a GRANDE SERTÃO - Cooperativa Agroextrativista Grande Sertão, e a COOPEMAPI - Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas. Essas cooperativas atuam na hortifruticultura, apicultura do cerrado, agroextrativismo e valorização de produtos da sociobiodiversidade.



Resultados e Impactos

As organizações visitadas demonstraram forte articulação na comunidade, com parcerias com sindicatos, associações, ONGs, poder público, órgãos de pesquisa, institutos, universidades e empresas. Elas possuem ações bem articuladas de acesso e implementação de políticas públicas junto aos agricultores e agricultoras familiares, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio). Por outro lado, possuem estratégias claras de acesso aos mercados locais, regionais, nacional e internacional com agregação de valor aos produtos.

Essas organizações mostram que é possível produzir alimentos de forma social, econômica e ambientalmente sustentável, articulando toda a cadeia produtiva, desde a produção até o acesso ao mercado, com agregação de valor, gerando trabalho e renda para as famílias do campo. São agricultores(as) familiares, assentados(as) da reforma agrária, quilombolas, indígenas, extrativistas, entre outros, que se organizam coletivamente para fortalecer e valorizar seu trabalho e modo de vida, com fortes articulações para a inclusão das mulheres e da juventude rural.

“Conhecer os processos de organização social e produtiva in loco é fundamental para estimular ainda mais o compromisso de dirigentes e de lideranças sindicais, sobre a importância das ações coletivas, capazes de fortalecer a agricultura familiar e movimentar a economia local, além de gerar emprego e renda. Outro foco dos intercâmbios foi demonstrar que os sistemas agroalimentares saudáveis são possíveis e preservam o meio ambiente, estimulam a participação da juventude e visibilizam o protagonismo das mulheres”, avaliou a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.

Esses intercâmbios complementaram uma primeira etapa de seminários e encontros regionais, nos quais foram debatidos os temas da organização da produção e acesso aos mercados.

Por Secretaria de Política Agrícola da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico