Em fevereiro de 2021 foi lançado, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial da Segurança Alimentar, que é celebrado em 7 de junho. O tema escolhido para o ano de 2021 é Alimentos seguros agora para um amanhã saudável.
O Dia também é conhecido como Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, e visa sensibilizar a população sobre os problemas associados à segurança dos alimentos; mostrar como prevenir doenças por meio dessa segurança; discutir abordagens colaborativas para melhorar a segurança dos alimentos em todos os setores; e promover soluções e formas de melhorá-la.
O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, destacou que essa data provoca uma grande reflexão não apenas sobre a quantidade de alimentos, mas sobre quais alimentos vamos consumir, principalmente na lógica do alimento saudável e seguro, para que tenhamos um amanhã saudável. A segurança alimentar passa por termos uma alimentação saudável e, para isso, precisamos produzir por modos sustentáveis, principalmente ligando ao processo da agroecologia e também ambiental. Creio que essa campanha também vem para fortalecer a Década da Agricultura Familiar, fortalecer a própria agricultura familiar e os modelos sustentáveis de produção dos alimentos.
A alimentação segura está diretamente ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Promover a saúde dos consumidores e consumidoras e acabar com a fome são dois dos 17 principais ODS. É importante termos uma data para debatermos esses temas e conscientizar os agricultores e agricultoras quanto à necessidade de adotar boas práticas de produção e manipulação de alimentos, bem como os(as) consumidores(as) a priorizarem alimentos seguros e saudáveis, ressaltou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi