A CONTAG, representada pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, participou esta semana da 52ª Sessão Plenária do Comitê de Segurança Alimentar (CSA), durante os dias 21 a 25 de outubro, na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, na Itália.
O objetivo do encontro é impulsionar o investimento responsável em agricultura sustentável e sistemas alimentares. Além disso, celebrou o Dia Internacional da Mulher Rural, revisou o trabalho do CSA e deu início ao fluxo de trabalho sobre coleta e análise de dados para segurança alimentar e nutrição.
“A reunião foi muito importante porque avaliou toda a política de segurança alimentar do mundo neste momento. Nós, representantes da sociedade civil, nos reunimos e estabelecemos pontos focais de diversos setores, como a agricultura familiar, pesca artesanal, povos indígenas, mulheres, juventude e algumas ONGs”, avalia o secretário.
Para além da avaliação, o comitê aprovou o planejamento, até 2028, sobre segurança alimentar e propôs políticas de recomendações para os países desenvolverem nos seus territórios sobre o tema.
“Nós pudemos realizar discussões sobre a importância da participação das mulheres, da juventude e colocando o direito à alimentação saudável como uma questão relacionada a direitos humanos”, compartilha Alberto Broch.
O Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA) apoiou a Colômbia como sede da 2ª Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural, em 2026. O encontro, a ser realizado em Bogotá, será importante para colocar na mesa a discussão sobre a reforma agrária e a terra como papel central na renovação contínua da vida e das sociedades.
“A proposta da realização da 2ª Conferência Internacional na Colômbia foi aprovada por unanimidade e será uma oportunidade de colocarmos a pauta da terra em discussões a nível mundial. Nós lutamos muito, com o apoio do governo do Brasil, da Colômbia e outros governos, para a realização desse segundo encontro internacional porque faz 20 anos que a FAO convocou essa conferência, em Porto Alegre, em 2006”, finaliza o secretário.
Participaram da reunião do CSA representantes dos países membros, sociedade civil, Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Programa Alimentar Mundial (PMA), da Cúpula da Nutrição para o Crescimento (N4G), dos Sistemas Alimentares da União Africana, da Segunda Conferência sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural, entre outros grupos dedicados a trabalhar segurança alimentar e nutricional.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG