Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
CONTAG prestigia a Agricultura Familiar na 45ª Expointer e reafirma a importância do setor para superar a atual crise de insegurança alimentar
WhatsApp

02 de Setembro de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar
contag
coprofam
década da agricultura familiar
expointer
fao
fetag-rs
fida

Após dois anos sendo realizada em formato virtual, a tradicional feira agropecuária Expointer volta a acontecer presencialmente, com todo o porte que a faz ser a maior feira da América Latina para o setor. A 45ª edição da Expointer acontece em Esteio, município da região metropolitana de Porto Alegre-RS, entre os dias 27 de setembro e 4 de agosto, e conta com um grande pavilhão específico para exposição e comercialização de produtos da Agricultura Familiar da região, que é coordenado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS). 

São 337 estandes de famílias agricultoras de mais de 100 municípios da região instalados no pavilhão nesta edição. Segundo uma reportagem da RBS, jovens e mulheres rurais lideram mais de 150 desses estandes.


A CONTAG não poderia deixar de prestigiar esse grande evento, e foi representada por seu vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, que, ao longo da semana, participou de diversas atividades da longa programação da Expointer. Ele esteve acompanhado do diretor tesoureiro da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM), Fernando López, que é diretor na Comissão Nacional de Fomento Rural (CNFR) do Uruguai e companheiro de diretoria de Alberto na COPROFAM, organização internacional da qual a CONTAG faz parte e preside. 

A convite da CONTAG, Fernando López veio conhecer mais sobre a agricultura familiar da região sul do Brasil e participar de uma importante atividade da Expointer que discutiu os desafios da agricultura familiar no contexto latino-americano.


Fórum “Campo em Debate”

Entre as atividades realizadas no Pavilhão da Agricultura Familiar esteve o Fórum “Campo em Debate”, que aconteceu na manhã da quarta-feira (31), organizado pela FETAG-RS e pela emissora de TV gaúcha RBS. O foco da atividade foi a importância da agricultura familiar para a segurança alimentar global, em que se abordou também informações da Década da Agricultura Familiar, agenda global que visa fortalecer a pequena e média agricultura em todo o mundo. 

Para trazer dados oficiais sobre a agricultura familiar e seus principais desafios na América Latina, apontados em estudos realizados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o evento contou com a presença do Luiz Carlos Beduschi Filho, oficial superior de Políticas em Desenvolvimento Rural do Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe. Em sua palestra no “Campo em Debate”, ele apontou o alarmante número de pessoas em estado de insegurança alimentar na região latina: 59,7 milhões, e listou os principais desafios do continente na atualidade, que dialogam também com problemas em outras regiões do mundo: erradicar a fome; desenvolver os territórios rurais; enfrentar o aumento do sobrepeso e da obesidade; reverter as mudanças climáticas, a desigualdade social e a degradação dos recursos naturais.


Uma das principais mensagens do fórum foi que a agricultura familiar é fundamental e estratégica para contornar a crise alimentar e social presente, e a Década é uma campanha que afirma isso. A CONTAG e a FETAG-RS são entidades muito comprometidas em divulgar e trabalhar a agenda da Década em suas articulações políticas. Nesse sentido, a FETAG-RS aproveitou o evento para lançar o Comitê Estadual da Década da Agricultura Familiar, com a assinatura de um documento oficial de criação dessa instância que será responsável por fomentar iniciativas que fortaleçam a produção de alimentos no Rio Grande do Sul, de maneira sustentável e com garantia de soberania e segurança alimentar.

No dia anterior ao Fórum, Alberto Broch, Fernando López e Luiz Carlos Beduschi participaram, de maneira virtual,  do “Diálogo Regional sobre Agricultura Familiar en América Latina y el Caribe”, evento realizado pela FAO e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, em que se promoveu um debate com referentes de governos e organizações representativas da Agricultura Familiar sobre questões relacionadas ao seu desenvolvimento nos países latinos. Também foram apresentados alguns casos de experiências de sucesso em sistemas de produção sustentável, comercialização de produtos familiares e associativismo em países da América Central e América do Sul, para servirem de referência para iniciativas em outros países. 

Este Diálogo é uma etapa preparatória para o 1º Fórum Global da Década da Agricultura Familiar, que acontecerá entre 19 e 22 de setembro, também organizado por FAO e FIDA.


Êxito da Agricultura Familiar na 45ª Expointer

Com a boa organização e repercussão do Pavilhão da Agricultura Familiar na 45ª Expointer, que é demonstrada pelos números de visitas e vendas divulgadas diariamente pela organização do evento, e tudo que ele viu em sua visita à feira, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG avalia muito positivamente o trabalho realizado por lá. “Esta feira é uma expressão da linda diversidade da agricultura familiar gaúcha, da força que ela tem no estado e da importância que tem para o País e para a região latina. Fico muito contente de poder prestigiar os produtores e produtoras que aqui se encontram, e do compromisso que a FETAG-RS está tendo com a Década da Agricultura Familiar. Que o Comitê Estadual instaurado possa ter muitos avanços que venham a fomentar o trabalho e os sonhos das famílias agricultoras do Rio Grande do Sul”, comentou Alberto Broch.

Fonte: Gabriella Ávila - jornalista da COPROFAM



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico